quinta-feira, 16 de março de 2017

Hebreus 3:10

Hebreus 3:10 - Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
POR ISSO. O que aconteceu em Meribá e Massá foi muito ruim para os filhos de Israel, porque eles tiveram muitos prejuízos, por terem provocado ao Senhor, com suas rebeliões e o sentimento de apostasia. Rejeitar o novo plano de Deus, que ele estava implantando com a nova dispensação da graça, era de fato incorrer no mesmo erro, o que o escritor não desejava. Há quem diga que os leitores originais desta carta, estavam regredindo, no sentido de deixarem o cristianismo e voltarem ao tempo da lei.

ME INDIGNEI. Deus é amor, bondade e misericórdia, mas ele também chega a tomar certas atitudes, no sentido de não se deixar escarnecer, nem pelo seu povo, nem muito menos pelos incrédulos. Na bíblia está escrito que, Deus é um fogo consumidor e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Por amor aos seus servos, muitas vezes Deus corrige os que são seus, para o próprio bem daqueles que invocam o seu nome.

CONTRA ESTA GERAÇÃO. O escritor pode estar se referindo a geração daqueles que naquele momento estavam tentando ao Senhor e lhe provocando a ira, em Horebe, na tentação no deserto. Ou o autor pode estar se reportando aqueles que em sua geração estavam agindo semelhantemente aos filhos de Israel que o provocaram em Meribá e Massá. Deus se indignou contra o seu povo, porque eles o provocaram demasiadamente.

E DISSE: ESTES SEMPRE ERRAM. As Sagradas Escrituras dizem que os filhos de Israel eram obstinados ao erro, mesmo o Senhor os tendo libertado da escravidão no Egito, eles não reconheceram a bondade do seu Deus, e por isso de forma sistemática buscavam se rebelar contra Moisés e o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Paulo escrevendo aos Romanos, ele afirma que, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus Romanos 3:23). Desde a queda que a raça humana foi afetada com o vírus do pecado e da desobediência.

EM SEUS CORAÇÕES. Essa frase está expressando sobre o homem total ou essencial. A alma do ser humana ou o seu ser interior. A síndrome do pecado afetou diretamente o ser mais profundo do homem, ao ponto do sentimento de rebelião o dominar. Quando o Messias prometido veio ao planeta terra, o Israel de Deus estava completamente em apostasia da fé judaica, ao ponto dos judeus não enxergarem que ali esta o seu Cristo.

E NÃO CONHECERAM. Encontramos base no evangelho de Cristo para declarar que a cegueira espiritual havia tomado conta dos filhos de Israel, ao ponto de não entenderem que Deus só queria o melhor para eles, e isso, no tempo da lei, e muito mais agora, já dentro do tempo da dispensação da graça, pela fé genuína em Cristo Jesus. O embotamento da mente, da sabedoria e do entendimento era o que prevalecia.

O MEU CAMINHO. A prova de que o povo de Israel não entendeu o caminho de Deus fica demonstrado na história subsequente daquela nação, quando eles sempre se desviaram dos caminhos do Senhor, pelo caminho da desobediência. Por esta razão é que, passaram pelo cativeiro babilônico, assírio, e no tempo em que Cristo se manifestou estavam sob o domínio dos romanos, o que era vergonhoso para eles, como sendo o povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...