quarta-feira, 1 de março de 2017

Gálatas 6:6

Gálatas 6:6 - E o que está sendo instruído na palavra faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui.
E O QUE ESTÁ. Há quem dita que o apóstolo, neste ponto de sua carta, esteja dando umas alfinetadas naqueles que eram os líderes das igrejas da Galácia, aqueles mesmo que haviam sido consagrados ao ministério pelo apóstolo dos gentios. Não que Paulo esperasse receber deles algum tipo de recompensa, até porque o apóstolo Paulo trabalhava com as próprias mãos, para não depender de quem quer que seja, nem muito menos da igreja, o que ele esperava era apenas o reconhecimento deles.

SENDO INSTRUÍDO. Como missionário que era e apóstolo dos gentios, o escritor após ter sido chamado pelo Senhor Jesus, passou algum tempo se preparando e depois partiu para os campos transculturais para pregar as boas novas do evangelho de Cristo. Com suas atividades evangelísticas ganhou muitas vidas para o reino de Cristo e fundou muitas igrejas no mundo gentílico. E quando fundava tais igrejas, ele só partia para outros campos missionários após ter instruído os novos convertidos e deixava um obreiro local.

NA PALAVRA. De forma que, naquela região da Galácia, ninguém mais do que Paulo se deixou se gastar na pregação da palavra de Deus, e ao que tudo indica, ele foi o primeiro a chegar com o evangelho naquela região. Depois, a tempo e fora de tempo, dia e noite se envolveu no ensinamento das doutrinas cristãs, no sentido de fortalecer os novos convertidos nos caminhos de Cristo, instruindo na palavra o povo de Deus.

FAÇA. O que o fundador das igrejas na Galácia desejava como recompensa dos seus trabalhos em toda aquela região, onde neste momento haviam muitas igrejas? Conforme já descrevemos um pouco antes, Paulo não fazia a obra de Deus por dinheiro. Quando se diz “faça participante”, o apóstolo gostaria de saber das coisas boas que estavam acontecendo naquelas igrejas. Porque das coisas contrárias, ele já era conhecedor.

PARTICIPANTE. Em uma igreja não acontece somente coisas negativas, mas também acontecem coisas maravilhosas, aliais acontecem mais coisas boas do que negativas. Só que, as boas notícias, eles não repassavam para Paulo, mas a todo o momento chegavam notícias negativas, tal como o fato de que, os seguidores de Cristo nas igrejas da Galácia estavam deixando o cristianismo pelo legalismo do judaísmo, o que não era bom.

EM TODAS AS BOAS COISAS. Um estudo geral desta epístola, descobrimos que o apóstolo dos gentios estava atônico com tudo que ele estava sabendo a respeito do que estava acontecendo nas igrejas da Galácia. Só chegavam notícias negativas, mais ele desejava mesmo era tomar conhecimento das coisas boas que aconteciam naquelas igrejas e delas ser participante, Paulo já não aguentava mais saber só coisas negativas.

AQUELE QUE O INSTRUI. É como se o apóstolo dissesse para os seus leitores: Eu me esforcei tanto quando estive pregando o evangelho de Cristo nesta região, como também me deixei gastar no ensino da palavra aos meus filhos na fé, mas vocês não me comunicam as coisas boas que acontecem por ai, só me mandam comunicar os problemas que há nas igrejas. Paulo desejava saber do progresso daquelas igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...