quinta-feira, 2 de março de 2017

Gálatas 6:11-12

Gálatas 6:11-12 - Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
VEDE COM QUE GRANDES LETRAS. São várias as conjecturas feitas sobre estas palavras escritas pelo apóstolo dos gentios. Mas, podemos assegurar que o autor se reporta ao tamanho de sua caligrafia, e isso, por conta das dificuldades de sua visão. Por isso que se afirma que o espinho na carne de Paulo era justamente os problemas na visão que o acometia. Não se trata do tamanho da epístola escrita por Paulo, apesar de esta não ser uma pequena carta, percebe-se que, o apóstolo tinha dificuldades para escrever.

VOS ESCREVI POR MINHAS MÃOS. A maioria das cartas enviadas pelo apóstolo dos gentios não foram escritas de seu próprio punho, mas ele se utilizava quase sempre de alguém para escrever, enquanto ele citava o conteúdo de suas epístolas. Mas neste caso desta tão bem conceituada carta aos Gálatas, o autor faz questão de afirmar que, estava escrevendo com suas próprias mãos, e não se utilizando de um amanuense.

TODOS OS QUE QUEREM MOSTRAR. Certamente o apóstolo Paulo se refere aos judaizantes, bem como aos cristãos legalistas de Jerusalém, que estavam invadindo os campos missionários conquistados pelo apóstolo. Todos eles estavam se comportando com dupla personalidade, porque se mostravam ser uma coisa, quando na realidade eram outra. Aqueles opositores de Paulo estavam sendo dominados pela hipocrisia.

BOA APARÊNCIA NA CARNE. Basta observar que, os líderes religiosos do paganismo e das seitas heréticas, todos eles se apresentam com boa aparência, se vestem de forma a que chamam a atenção dos seus prosélitos, mas somente de aparência. “Na carne” fala sobre o aspecto humano, social e físico, com o objetivo de impressionar os menos esclarecidos. Mas não passam de enganadores, lobos vorazes vestidos de ovelhas, grande hipócritas.

ESSES VOS OBRIGAM A CIRCUNCIDAR-VOS. Em termos de religião, o cristianismo teve a oposição ferrenha dos judaizantes. Um estudo bem detalhado dos motivos pelos quais mais perseguiram o Senhor Jesus, foi justamente por consequência da defesa intransigente que os judeus fazia de sua religião. Tanto os judaizantes, quanto os cristão legalistas vindos da parte de Jerusalém, exigiam que os cristãos se circuncidassem.

SOMENTE PARA NÃO SEREM PERSEGUIDOS. Neste caso, o escritor se dirige diretamente aos cristãos legalistas de Jerusalém, que mesmo seguindo a Cristo, ensinavam de que os cristãos deveriam guardar a legislação de Moisés. Os judaizantes pressionavam e os cristãos legalistas exigiam que os seguidores de Cristo deviam, assim como os judaizantes, guardarem todos os mandamentos da lei de Moisés, como se fosse uma obrigação.

POR CAUSA DA CRUZ DE CRISTO. Paulo e os seus companheiros de ministério pregavam sobre Jesus Cristo, como sendo o Messias de Deus e sobre a sua obra perfeita de redenção, que envolvia a expiação na cruz. No entanto, os cristãos legalistas evitavam falar sobre a cruz de Cristo, e isso implicava na negação dos efeitos da redenção pela propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...