terça-feira, 28 de março de 2017

Hebreus 4:12

Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
PORQUE A PALAVRA DE DEUS. Para os seguidores do judaísmo, a palavra de Deus era tudo aquilo que eles chamavam de literatura religiosa dos hebreus. Os judeus ortodoxos seguiam a Torá, os judeus da Galileia seguiam o Cânon da dispersão, bíblia católica e os moradores da Judeia se orientavam pelo Cânon dos puritanos, escribas e fariseus, bíblia evangélica. E os cristãos legalistas acreditavam em todas as literaturas religiosas dos judeus mais o evangelho, e as igrejas gentílicas aceitavam o evangelho das boas novas.

É VIVA E EFICAZ. A título de hoje, existem aqueles que acreditam que a bíblia é a palavra de Deus em sua totalidade, ao ponto de serem acusados de praticantes da bibliolatria, que é a idolatria a bíblia. Como também existe uma grande parte dos estudiosos das Escrituras, que acreditam que a bíblia contém a palavra de Deus. Seja como for, a palavra de Deus é viva e eficaz, exercendo seu papel de luz para a humanidade.

E MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA ALGUMA DE DOIS GUMES. Uma espada de dois gumes realmente tem um efeito de penetração devastadora, porque ela corta dos dois lados de sua navalha. A palavra de Deus igualmente tem efeito tanto na vida de quem a prega, bem como na vida dos que a ouvem. Não há ouvidos fechados que não a possa penetrar e não há coração dura que ele não possa quebrar e refazer novamente.

E PENETRA ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO. Quando se prega de verdade a palavra de Deus, e não ideologia de pregador com segundas intenções, efetivamente a palavra de Deus tem a capacidade de penetrar no mais íntimo do ser humano. Quando se fala sobre a alma e o espírito do ser humano, está se referindo ao seu ser mais profundo, o ser essencial do homem, a sua unidade espiritual que é a alma e o espírito.

E DAS JUNTAS E MEDULAS. Já estas palavras falam a respeito do ser total do homem, e sua energia total. Porque as juntas falam da ligação de todos os membros do corpo de um ser humano. Enquanto que, as medulas nos ensinam sobre a energia que dá vida e movimento a todos os membros do corpo. Isso fala do efeito da palavra de Deus sobre as qualidades morais e físicas do ser humano que se deixa ser guiado pelo evangelho.

E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS. Ver-se nisto a capacidade de penetração e efeito da palavra de Deus, em que ela atinge eficientemente o intelecto do ser humano, ao ponto de produzir a verdadeira sabedoria e Inteligência dos filhos dos homens. Quando alguém vive de fato o evangelho de Cristo, tal pessoa está agindo de acordo com a atitude mais sábia que se possa imaginar, porque está seguindo a luz e o conhecimento.

E INTENÇÕES DO CORAÇÃO. Quando alguém prega verdadeiramente a palavra de Deus, não precisa se preocupar com os efeitos positivos que o evangelho é capaz de produzir na vida dos que há ouvem. A própria palavra de Deus se encarrega de fazer a transformação de vida dos ouvintes. Quando se fala sobre o coração está se falando da sede da vida, porque o coração é quem trabalha com o sangue e o sangue é a vida do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...