terça-feira, 7 de março de 2017

Hebreus 1:8

Hebreus 1:8 - Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.
MAS, DO FILHO, DIZ. O texto que temos a nossa frente é uma citação do (Salmos 45:6). Em que o escritor usa como uma profecia se referindo a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Cristo quando estava entre os Judeus tentava lhes convencer de que era o Messias prometido por meio dos seus sinais, é tanto que ele disse que os Judeus pedem sinais. No entanto, com a saída de Cristo da terra para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas, os seus seguidores usavam as Santas Escrituras religiosas dos Judeus para tentarem convencê-los de que Jesus de Nazaré era de fato o Emanuel de Deus, o Deus conosco. Já que os israelitas tinham muito respeito pelas profecias messiânicas, e este é mais um salmos considerado como profecia messiânica.

Ó DEUS. Neste caso, o Filho do Rei foi chamado de Deus, logo Cristo é Deus. Ele mesmo falou sobre isso em João 10:30 – Eu e o Pai somos um. Já em João 14:7-11 - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

O TEU TRONO. A prova de que este Salmo era uma profecia messiânica é que tanto o trono de Davi, quanto de seu filho Salomão passaram. Mas o trono de Cristo é um trono eterno. A referência ao trono, diz respeito ao poder do monarca que a ocupava. E no tocante a Cristo, ele próprio falou: Mateus 28:18 – Todo poder me foi dado no seu e na terra. Colossenses 2:9 – Porque nele habita corporalmente, toda a plenitude da divindade. Paulo falando sobre a superioridade de Cristo ele diz: Colossenses 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades.

SUBSISTE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. Sobre a perpetuação do domínio de Cristo no trono do seu poder, nos escreveu o profeta Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Sejam reis, presidentes, primeiros ministro, ou qualquer outro tipo de autoridade que haja na terra e ocupe o apogeu do seu governo, um dia este mesmo poder há de passar. Mas o reino de Cristo é um reino eterno que não passará jamais. Como Rei dos reis e Senhor dos senhores ele vive e reina para todo o sempre.

CENTRO DE EQUIDADE É O TEU TRONO. O exercício do governo eterno e universal de Cristo tem como base a prática da equidade. Cristo quando esteve na terra deu provas cabais de sua benevolência em prol dos que mais precisavam. O evangelho diz que ele ia por toda parte, fazendo o bem a todos, e libertando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele (Atos 10:38). O seu reino milenial também será mais uma manifestação na terra de sua bondade e misericórdia sobre a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...