quinta-feira, 18 de maio de 2017

Hebreus 10:12

Hebreus 10:12 - Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.
MAS ESTE. O autor fala sobre Cristo Jesus, o profeta do qual o próprio Moisés falou que Deus levantaria do meio do seu povo. Ele que também é o descendente de Davi, que conforme o evangelho é Rei dos reis e Senhor dos senhores. O mesmo que é o Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Filho unigênito de Deus Pai, Redentor, Salvador, e o bom Pastor.

HAVENDO OFERECIDO. Os sacerdotes da tribo de Levi ofereciam continuamente seus serviços sobre o lugar santo, com holocaustos, sacrifícios, ofertas e oblações sem efeito santificador, apenas purificador da consciência, bem como os sumos sacerdotes ofereciam atos de expiação que não tirava o pecado, apenas cobria temporariamente. Enquanto que, Cristo ofereceu um sacrifício único pela expiação dos pecados dos seus remidos, que como propiciação, produziu a verdadeira reconciliação para com Deus.

PARA SEMPRE. A grande diferença dos sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes da antiga dispensação para o sacrifício de Cristo, é que, com os sacerdotes levíticos, o povo era purificado na consciência, enquanto que, a expiação de Cristo tem efeito santificador, o que produz a regeneração da alma e a transformação da vida, de todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador. Portanto, estes efeitos são eternos.

UM ÚNICO SACRIFÍCIO. No tabernáculo, os serviços dos sacerdotes no lugar santo eram permanentes em oferecerem holocaustos, sacrifícios, ofertas e oblações, e nos templos, em momentos posteriores, estas atividades se transformaram em ativismo religioso. Já os sumos sacerdotes tinham que repetirem todos os anos, o ato de expiação como algo que não tinha fim. Porem, com Cristo, seu sacrifício foi tão perfeito e completo, que com o único sacrifício, não de animais, mas de si mesmo, fez a expiação proposta por Deus.

PELOS PECADOS. Os sumos sacerdotes, todos os anos faziam a oferta de sacrifícios de um bezerro pelos seus próprios pecados e de seus familiares, como também o sacrifício de um cordeiro para cobrir os pecados do povo. Cristo, como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, com o único sacrifício perfeito de se mesmo, resolveu o problema do pecado dos seus remidos, porque sua expiação tem efeito santificador para os salvos.

ESTÁ ASSENTADO. Quando o Messias de Deus se manifestou na terra, veio cumprir uma missão importantíssima em prol da humanidade e de toda a criação de Deus, que foi justamente a redenção de todas as coisas. Tendo cumprido fielmente sua missão como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, morreu em benefício de todos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus para se assentar a destra do trono de Deus.

A DESTRA DE DEUS. Esta é a mais sublime posição que possa existir para alguém, se assentar a destra de Deus. O Cristo de Deus adquiriu esta posição quando esteve na terra para executar a vontade do Pai como Redentor de sua igreja remida. Jesus está assentado à destra de Deus, como nosso Advogado, Mediador, Pastor e Sumo Sacerdote de uma nova aliança, com maiores e melhores promessas para a sua igreja amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...