terça-feira, 23 de maio de 2017

Hebreus 10:26

Hebreus 10:26 - Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.
PORQUE, SE PECARMOS. O autor não está acusando os seus leitores de pecados, até porque o “se” é condicional, além do mais, ele próprio se coloca dentre aqueles que estavam com a possibilidade de cair no erro. No tempo da Lei, se alguém cometesse um Pecado por ignorância, havia sacrifício pelo pecado. Mas se um homem praticasse pecado voluntário, não havia sacrifício pelo seu pecado, mas seria extirpado da congregação. Há uma necessidade de se ter muito cuidado com a prática do pecado voluntário.

VOLUNTARIAMENTE. O escritor certamente está se reportando ao que diz em Números 15: 30-31 - Mas a pessoa que fizer alguma coisa voluntariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo. Pois desprezou a palavra do Senhor, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniquidade será sobre ela. Este é o pecado voluntário.

DEPOIS DE TERMOS RECEBIDO. Mais uma vez o autor se inclui em seu texto e nos faz entender que a advertência passa a ser para seus próprios dias. O Senhor Jesus havia pregado a palavra de Deus, expondo de maneira exaustiva o plano da salvação para os hebreus, por meio da mensagem do evangelho das boas novas. Partindo Jesus para se assentar a destra de Deus, deixou seus apóstolos que também pregavam a verdade.

O CONHECIMENTO. Desta forma, ninguém em Israel era inocente em dizer que não conhecia as verdades de Deus sobre a nova dispensação da graça, e como Deus estava agindo neste novo tempo. Até mesmo os seguidores de Cristo do mais simples ao mais importante pregavam o evangelho das boas novas, falando a respeito da vontade de Deus, das profecias sobre o Messias de Deus e tudo que envolvia a nova dispensação.

DA VERDADE. Esta verdade a que se refere o autor, diz respeito às boas novas da salvação que primeiro chegou em Israel, a começar pelos profetas messiânicas, passando por João Batista, pelo Senhor Jesus, como o maior e melhor Mestre de todos os tempos, bem como pelos apóstolos que continuaram exercendo suas atividades em Israel e na Palestina, sempre falando do evangelho e da nova dispensação da graça de Deus.

JÁ NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO. Em si tratando da velha dispensação, efetivamente para aqueles pecados que as pessoas praticavam de forma voluntária e deliberada, nem mesmo os sacerdotes podiam fazer alguma coisa para ajudar a tais pessoas. Já no caso daqueles que viviam conforma a nova dispensação, se faz necessário ter muito cuidado para de novo alguém não querer crucificar o Filho de Deus, o que não pode ser possível.

PELOS PECADOS. Hebreus 10:4,6,8 - Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Portanto, era indispensável o esforço de cada um dos leitores desta carta, como também de cada um de nós que vivemos nestes últimos dias, no sentido de evitarmos as práticas de coisas que desagradam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...