terça-feira, 16 de maio de 2017

Hebreus 10:5-7

Hebreus 10:5-7 - Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste. Mas corpo me preparaste. Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (no rolo do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
POR ISSO, ENTRANDO NO MUNDO, DIZ. Esta é uma citação extraída de Salmos 40:6-8 - Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Os hebreus consideravam esta parte do salmos como uma profecia messiânica.

SACRIFÍCIOS E OFERTAS NÃO QUISESTES. Já nos tempos dos profetas, Deus não suportava mais sacrifícios e ofertas. Oséias 6:6 - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Deus estava enjoado, Amos 5:22 - E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.

MAS CORPO ME PREPARASTE. Certamente a profecia se refere à humanidade do Filho de Deus, porque ele se fez homem. Filipenses 5:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. O Verbo se fez carne.

HOLOCAUSTOS E OBLAÇÕES PELO PECADO NÃO TE AGRADARAM. Os holocaustos que eram ofertas de manjares queimados já não agradavam ao coração de Deus. As oblações enjoavam as narinas do Todo-poderoso. As celebrações dos filhos de Israel não passavam de rituais vazios sem efeitos de purificação. O Senhor exigia algo mais verdadeiro e não sobra ou símbolo. Tinha que ser um único sacrifício perfeito, o de Cristo Jesus.

EIS AQUI VENHO. Esta é uma palavra que encontra paralelo em Isaías 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Já era prometido por Deus e pelo próprio Cristo, mediante o Espirito Santo, que o Messias de Deus haveria de vir ao mundo, e essa promessa se cumpriu na pessoa bendita de Cristo Jesus, ele que era o enviado de Deus.

NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DE MIM. É certo dizer que esta expressão se refere às Escrituras dos hebreus, contendo todas as profecias messiânicas que prometiam a vinda do Messias de Deus. Provavelmente os hebreus, leitores desta carta se lembravam das muitas citações do Velho Testamento sobre estas benditas palavras. Tudo que aconteceu com a vida e ministério do Senhor Jesus já estava no cronograma de Deus.

PARA FAZER Ó DEUS A TUA VONTADE. Por isso que, o evangelho diz que Cristo foi o fiel Sumo Sacerdote, porque ele fez e executou a vontade do Pai em tudo. Quando o Messias prometido nasceu no planeta terra ele já sabia dos projetos e planejamentos que o Pai tinha para ele executar, e o Filho de Deus não fez a sua própria vontade, mas se esforçou em tudo para agradar ao Deus eterno. Cristo é um modelo de obediência em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...