segunda-feira, 22 de maio de 2017

Hebreus 10:22

Hebreus 10:22 - Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
CHEGUEMO-NOS. Na antiga dispensação alguém dizia para os sacerdotes: Chega-te a Deus por mim, e intercede por minha causa e pede perdão por mim, pelos meus pecados. Agora, é totalmente diferente, porque temos acesso direto a Deus em qualquer lugar e em qualquer momento, isso porque Cristo nos abriu os céus e temos o privilégio de chegar como bem-aventurados perante a presença do nosso Deus e Pai.

COM VERDADEIRO CORAÇÃO. Antes, bastavam os rituais de purificação do próprio tabernáculo ou templo, dos objetos de culto, como os altares, o incensário e o propiciatório, e principalmente dos sacerdotes. Agora, é o nosso coração o altar que deve está purificado, porque o Senhor vem e habita nele pelo seu santo Espírito. Não tem preço o que Cristo fez por todos os seus remidos. Por isso que, ele é digno de toda honra, de toda glória, de todo louvor, porque a ele pertence o domínio o poder e a majestade.

E INTEIRA CERTEZA. Os sacrifícios que eram oferecidos na antiga dispensação da lei era algo que não podia permanecer, e não durou muito, há quem diga que só foi aceito até os tempos de Davi, enquanto o tabernáculo estava de pé. Com a vinda do verdadeiro Sumo Sacerdote, Cristo Jesus, o que Deus espera é que tenhamos confiança nele de que somos seus filhos e que podemos nos aproximar com certeza de que ele nos acolhe bem.

DE FÉ. O autor não poderia deixar de fora este elemento indispensável em que nos leva ao verdadeiro acesso ao trono da graça, que é a nossa fé genuína em Cristo Jesus e na sua obra perfeita de redenção. Na nova dispensação, ou aliança da graça de Deus com a humanidade, o homem entra apenas com a sua fé verdadeira, porque esta fé em Cristo e em sua obra nos leva de volta aos braços de Deus, ele que com sua graça nos recebe.

TENDO OS CORAÇÕES PURIFICADOS. O escritor está falando do homem interior, da nossa alma, do nosso espírito e não simplesmente do nosso órgão chamado coração, quem tem a importante função de bombear o nosso sangue. Tendo as mais puras intenções, vontades e pensamentos sobre que somos aceitos por Deus. Isso porque agora não dependemos de sangue de animais, mas sim, da expiação já efetuada por Cristo. O preço da redenção já foi pago pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

DA MÁ CONSCIÊNCIA. Conforme os rituais e celebrações realizadas no tabernáculo e depois nos templos de Jerusalém, os pecados das pessoas eram simplesmente cobertos, mas quando pecavam novamente as mesmas culpas eram reabertas. Mas em Cristo, isso não mais funciona assim, porque temos a convicção que o sacrifício propiciatório de Cristo foi perfeito e completo para nos livrar de qualquer peso na consciência.

E CORPO LAVADO COM ÁGUA LIMPA. Não há dúvida de que, o autor está se referindo ao batismo cristão, que é símbolo de mudança de vida, uma vez que, quem dele participa esta dizendo ou testemunhando que morreu para este mundo e revive para Cristo, por meio do novo nascimento e da regeneração espiritual. Água limpa também fala do trabalho que o Espírito Santo faz na vida de todo aquele que aceita a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...