Hebreus 9:24 - Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.
PORQUE CRISTO. O autor se mantem na explicação entre o velho e o novo, entre o que foi transitório e o que agora é permanente, o que era cheio de falhas, por isso da purificação, mas que o atual é perfeito, porque está baseado em maiores e melhores promessas. Falar de Cristo é dizer que temos um Sumo Sacerdote que entrou no santuário celestial, em que sempre intercede por nós perante a face de Deus, seu trono.
NÃO ENTROU NO SANTUÁRIO. A entrada de Cristo foi triunfante no santuário celestial, em que como Mediador de uma nova aliança, fez a expiação perfeita em prol de sua igreja, com uma obra de propiciação que não se repetirá jamais na história da humanidade, porque a reconciliação já foi efetuada, produzindo a verdadeira paz entre Deus e os homens. Ele de fato morreu, por causa da paixão que era necessária, mas ressuscitou e subiu ao céu para se assentar a Destra do trona de Deus, no santuário.
FEITO POR MÃOS. O santuário terrestre, também chamada tabernáculo dos filhos de Israel ou tenda da congregação, foi feito pelos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, de materiais frágeis, cheio de imperfeições, é tanto que precisava de purificação. O santuário celestial não precisa de tais rituais, porque já foi feito puro e santo, porque nele está à luz inaquisecível. O santuário onde Cristo entrou por nós é perfeito e eterno.
FIGURA DO VERDADEIRO. O tabernáculo terrestre dos hebreus era apenas uma figura do verdadeiro, uma sombra do que é eterno, e que não se deteriora com o passar do tempo. O verdadeiro, que é o santuário celestial é a própria morada de Deus, o que o evangelho chama de trono da graça ou trono da majestade celestial. Tanto o tabernáculo terrestre, quanto os serviços nele prestados eram apenas figuras, do que é permanente.
POREM, NO MESMO CÉU. No primeiro, o povo não podia entrar no santo dos santos, nem mesmo os sacerdotes da tribo de Levi, mas somente o sumo sacerdote da linhagem de Arão. No santuário celestial Cristo entrou como nosso Sumo Sacerdote, e como pioneiro deste caminho de acesso, se apresenta perante a face do Pai, fazendo pela sua igreja o que os sacerdotes da primeira aliança não podiam fazer pelo povo de Israel.
PARA AGORA COMPARECER POR NÓS. O caminho de acesso a Deus foi aberto definitivamente por Cristo, porque ele sempre comparece diante do trono da majestade celestial para interceder pelos seus remidos. O trabalho que Cristo faz diante da face de Deus é de uma importância incalculável, isso porque, nenhum outro teve a capacidade de conseguir isso, nem mesmo o próprio Arão, nem muito menos nenhum dos sacerdotes.
PERANTE A FACE DE DEUS. O sumo sacerdote da antiga aliança comparecia uma vez por ano, no dia da expiação, para diante do santo dos santos, que representava a presença de Deus, interceder pelos pecadores. Agora, Cristo vive continuamente perante a própria face de Deus, ele está assentado do seu lado, sendo nosso advogado, e acima de tudo, como nosso Sumo Sacerdote intercedendo por nós, porque a expiação já foi feita por ele.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quinta-feira, 11 de maio de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.