terça-feira, 30 de maio de 2017

Hebreus 10:35-36

Hebreus 10:35-36 - Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
NÃO REJEITEIS, POIS, A VOSSA CONFIANÇA. Existem três termos que envolvem elementos importantes da nova dispensação da graça que são: Fé, confiança e esperança. O que na velha dispensação se repetia na mente dos seguidores do judaísmo era: Obediência, obediência e obediência. Esta confiança a que se refere o autor diz respeito à entrega total da alma aos cuidados de Cristo Jesus, que leva a salvação e vida eterna.

QUE TEM GRANDE E AVULTADO GALARDÃO. No caso dos filhos de Israel, que saíram do Egito com Moisés, bastava que eles obedecessem ao que Moisés lhes ensinava, sem terem murmurado, nem tentado e nem muito menos provocarem ao Senhor, que entrariam na terra de Canaã. Para os leitores desta carta e para todos os seguidores de Cristo de todos os tempos, confiar em Cristo é ter fé no seu nome e confiar de que a obra perfeita de redenção é suficiente para nos conduzir aos braços do Pai como benditos.

PORQUE NECESSITAIS DE PACIÊNCIA. Os filhos de Israel saíram do Egito e se tudo transcorressem bem na viagem, pouco menos de quatro anos já estariam de posse da terra prometida, mas perderam a paciência e com ela a promessa. No tempo em que os hebreus estavam recebendo esta carta, o tempo era difícil, muitas perseguições, quem sabe alguns já não suportavam mais, porem, o escritor pede que eles tivessem paciência.

PARA QUE, DEPOIS DE HAVERDES FEITO. A vida cristã não se ressume em simplesmente alguém levantar a mão em sinal de aceitação a Cristo, esse é um primeiro passo rumo a em muitos casos uma longa caminhada. Aceitar a Cristo é se tornar seu discípulo e isso implica em seguir os seus ensinos e em muitos casos o exemplo de vida. Por isso que, muitos dos servos do Senhor Jesus tem que passarem por provações e testes na vida.

A VONTADE DE DEUS. O evangelho declara que, Cristo veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas a todos quanto o receberam se fizeram filhos de Deus, aos que creem em seu nome. Nem todos os hebreus rejeitaram a Cristo, até porque os seus apóstolos eram hebreus, seus seguidores originais eram hebreus, os destinatários desta carta eram hebreus. E todos estes estavam fazendo a vontade de Deus em Cristo Jesus.

POSSAIS ALCANÇAR. Antes mesmo da saída de Israel do Egito rumo a terra de Canaã, terra que manava leite e mel, Deus teve um encontro com o patriarca Abraão e lhe fez promessa de que os seus descendentes herdariam a terra de Canaã. Infelizmente, muitos não receberam o cumprimento da promessa. Mas, a igreja remida de Cristo marcha em direção à nova Jerusalém celestial e vai alcançar a promessa feita pelo evangelho.

A PROMESSA. A nova aliança da graça de Deus em Cristo Jesus, tem maiores e melhores promessas do que a antiga aliança da lei de Moisés. Porque, conforme a legislação de Moisés, quem compreende seu conteúdo sabe que, as promessas eram terrenas, ou seja, passageiras. No entanto, as promessas feitas por Cristo, conforme o seu evangelho, tem propostas para esta vida presente, mas acima de tudo, melhores promessas eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...