quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Romanos 4:10

Romanos 4:10 - Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
COMO LHE FOI. O apóstolo em profundidade e de forma lógica explica para seus leitores, os judeus, porque este tema se direciona aos hebreus que moravam na capital do império romano, sobre a justificação pela fé de Abraão e não pelo sinal externo da circuncisão. O autor convida seus leitores a voltarem no tempo até as duas ocasiões ocorridas com o patriarca Abraão, falando então de dois eventos separados, que foi a bênção proferida da justificação e o momento da circuncisão, que ficou como pacto.

POIS, IMPUTADA? O veredito da justificação pela fé do amigo de Deus Abraão, já profetizava escatologicamente para o tempo da nova dispensação, em que Deus trataria benignamente com os que não faziam parte do pacto da circuncisão, bem como com aqueles que não faziam parte da aliança da legislação de Moisés. Depois da vinda de Cristo, o Messias prometido, o homem é justificado pela sua fé em Cristo.

ESTANDO. Apesar da circuncisão ser um costume religioso dos povos daquela época, porque os demais povos mais antigos já praticavam tal ritual, no sentido de consagrarem suas crianças as falsas divindades. Porem, neste caso, Abraão ainda não era circuncidado, neste mesmo tempo, ele tinha mais ou menos oitenta e cinco anos, enquanto que, sua circuncisão se deu muito depois, quando já tinha quase cem anos.

NA CIRCUNCISÃO. Pelo contrário, porque a circuncisão de Abraão se deu com outra finalidade e não para justifica-lo diante de Deus. Gênesis 17:23 - Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele. Esse foi o momento da circuncisão de Abraão, que se deu muito tempo depois da sua justificação pela fé.

OU NA INCIRCUNCISÃO? Em (Gênesis 15:1-6) Deus faz promessa de abençoar seu amigo Abraão, mas este replica com o Senhor, de que não teria para quem deixar todas as bênçãos derramadas por Deus em sua vida. Todavia, o Senhor lhe promete que lhe daria um herdeiro que nasceria de suas entranhas. Então diz a palavra de Deus escrita por Moisés: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

NÃO NA CIRCUNCISÃO. De forma que, a bênção da justificação pela fé veio muito antes do pacto da circuncisão. Quando Abraão recebeu a promessa de ser justificado pela fé (Gênesis 15:6), e não pela circuncisão, nem Ismael e nem Isaque ainda haviam nascido, porque a bênção foi proferida quando a promessa foi feita, enquanto que a circuncisão foi realizada, quanto a Ismael, quando o menino já tinha treze anos.

MAS NA INCIRCUNCISÃO. Esse debate era importante para o momento, porque os judeus defendiam que, para que alguém pudesse agradar a Deus, tinha por obrigação de ser circuncidado. Como também, os líderes cristãos de Jerusalém, de início defendiam que os novos convertidos ao cristianismo fossem circuncidados. Paulo explica que Abraão foi justificado pela fé, antes de ser circuncidado, como os gentios estavam sendo justificado pela fé em Cristo, e não pela circuncisão feita no judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...