sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Romanos 4:14-15

Romanos 4:14-15 - Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
PORQUE, SE OS QUE SÃO DA LEI. Um dos motivos deste versículo é efetivamente mostrar o contraste que há entre a lei de Moisés e a fé cristã, depositada em Cristo e sua obra perfeita de redenção. Não há dúvida que o autor fala a respeito dos descendentes do patriarca Abraão, para quem foi escrita a legislação de Moisés, que também são chamados de filhos de Israel, como também conhecidos como os hebreus, ou ainda os judeus, que na época de Paulo eram seguidores do judaísmo.

SÃO OS HERDEIROS. Herdeiros de que? Das promessas de Deus fez ao seu amigo Abraão, além de herdeiros também das alianças firmadas com a linhagem de Abraão, com quem de princípio foi também feito o pacto da circuncisão. Na realidade, os hebreus foram herdeiros de algumas das promessas feitas a Abraão, como o pacto da circuncisão, a lei de Moisés, bem como a posse da terra de Canaã que eles herdaram.

LOGO A FÉ É VÃ. Todavia, se todas as promessas que os filhos de Israel receberam fosse à totalidade das coisas prometidas, então, aquela fé que justificou ao patriarca Abraão seria neutralizada. Pode até ser que durante o tempo da aliança da lei, o efeito justificador pela fé tenha sido de menor efeito, para que o pacto da lei servisse de transição para o tempo da aliança da graça de Deus, que se firmou na fé em Cristo.

E A PROMESSA É ANIQUILADA. Todas quantas promessas foram feitas a Abraão por Deus, assim foram feitas, antes do pacto da lei de Moisés, até porque Abraão viveu muitos anos antes da proclamação da legislação de Moisés para os filhos de Israel. Mas aprendemos que tais promessas não foram aniquiladas, primeiro, porque foram feita com base na fé de Abraão, e que depois, ja no tempo da graça elas se cumpriram.

PORQUE A LEI OPERA A IRA DE DEUS. O apóstolo Paulo era visto pelos seguidores do judaísmo como aquele que buscava destruir as crenças dos filhos de Israel, isso porque, ele falava com muita ousadia da legislação de Moisés, como coisa do passado. A lei requeria dos judeus total obediência as suas exigências, como os seguidores do judaísmo não cumpriam tais exigências, por isso, foram reprovados por Deus.

PORQUE ONDE NÃO HÁ LEI. No tocante a lei de Moisés, nela continha todas as regras necessárias para que os filhos de Israel vivessem conforme a vontade de Deus. Se o Senhor não tivesse dado aos hebreus a legislação de Moisés, os judeus seriam semelhantes às demais nações do mundo antigo. No entanto, o Criador de todas as coisas se deu a relevar de maneira especial aos descendentes de Abraão, pela lei.

TAMBÉM NÃO HÁ TRANSGRESSÃO. Até certo ponto, ainda que indiretamente, o escritor está afirmando que, a situação dos filhos de Israel era pior do que a dos gentios, que não conheciam a legislação de Moisés. As iniquidades dos judaizantes se tornaram cumulativas, porque eles conheciam a vontade de Deus, pela lei de Moisés, e porque não guardavam os mandamentos da lei, com isso estavam carregados de pecados. No pensamento de Paulo os que vivem por fé em Cristo já estão justificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...