segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Romanos 4:12

Romanos 4:12 - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
E FOSSE PAI DA CIRCUNCISÃO. Essa questão a que Paulo vem se debatendo nesta sua carta aos Romanos era tão séria no primeiro século de nossa era cristã, que ele continua a defender suas teses, no sentido de deixar bem claro que, o cerimonialismo e ritualismo religioso perdeu lugar para um novo tempo onde o mais importante não era a circuncisão judaica, mais sim, a fé em Cristo, como meio de justificação. Como inicializador da circuncisão, mas foi por fé que Abraão foi justificado diante de Deus.

DAQUELES QUE NÃO SOMENTE SÃO. No que diz respeito ao envolvimento dos cristãos com o rito da circuncisão, esse passou a ser um grande problema já dentro da nova dispensação para os seguidores do cristianismo, porque muitas das lideranças da igreja primitiva, aquelas ligados a igreja matriz de Jerusalém, defendiam que os cristãos deveriam ser circuncidados, principalmente os judeus convertidos a Cristo.

DA CIRCUNCISÃO. Por outro lado, o apóstolo dos gentios defendia que, os gentios convertidos ao cristianismo não deveriam ser circuncidados em hipótese alguma, porque Cristo nos libertou das exigências da lei de Moisés, cumprindo a lei em nosso lugar. Ao mesmo tempo, Paulo afirmava que, os judeus que se convertia ao cristianismo, ele não fosse forçado a ser circuncidado pelos líderes legalistas.

MAS QUE TAMBÉM ANDAM. Agora, o apóstolo Paulo fala diretamente sobre os que romperam com o judaísmo, ou que vieram do paganismo, e que agora faziam parte do verdadeiro cristianismo. Todos aqueles que viviam de conformidade com a fé cristã, deveriam andar conforme o exemplo deixado pelo patriarca Abraão que foi justificado pela fé e não pela circuncisão, que só veio depois de alguns anos mais tarde.

NAS PISADAS DAQUELA FÉ. A parte humana no processo da justificação diante de Deus, já dentro da nova dispensação da graça, implantada por Cristo, depende da fé do homem em Cristo e em sua obra perfeita de redenção. Já no que diz respeito à parte divina no processo da justificação do homem perante a justiça de Deus, Cristo já fez o que teria de ser feito, no sentido de tornar os seus remidos justos diante de Deus.

QUE TEVE NOSSO PAI ABRAÃO. Porque Abraão é considerado o pai dos que vivem pela fé? Porque ele rompeu com os sistemas de crenças dos homens de sua época e passou a crer somente no Deus único e verdadeiro, quando o normal daquela época, era adorar e venerar os ídolos e as imagens de esculturas dos pagãos. Para Paulo, o cristão tinha que romper com o sistema judaico, bem como com o paganismo.

QUE TIVERA NA INCIRCUNCISÃO. Quando Abraão foi justificado pela sua fé, ele já estava circuncidado, ou foi ainda no seu estado de incircuncisão? Essa é a questão levantada por Paulo para com os judeus de Roma. A própria cronologia dos fatos narrados pelo escritor Moisés, demostra que, Abraão foi justificado pela sua fé, antes de estabelecer o rito da circuncisão. Desta forma, fica muito claro que a fé que justifica o homem diante de Deus é muito mais relevante do que a circuncisão física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...