sábado, 1 de dezembro de 2018

Romanos 4:3-4

Romanos 4:3-4 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
POIS, QUE DIZ A ESCRITURA? Paulo faz uso do que está escrito no livro do (Gênesis 15:6). Estas Escrituras sobre as quais fala o apóstolo dizem respeito aos escritos que eram aceitos pelos judeus, que podemos falar sobre três cânones, tais como: Dos judeus ortodoxos, o Pentateuco, dos fariseus, que é a bíblia protestante, e por fim o Cânon da dispersão, que contem quatorze livros a mais, dos quais doze deles fazem parte da bíblia católica. Paulo usava tais Escrituras para dar autoridade a seus escritos.

CREU ABRAÃO EM DEUS. Na época em que viveu o patriarca Abraão, o comum era o homem ser politeísta, porem, quebrando a regra religiosa e cultural de seu tempo, Abraão decidiu seguir a crença monoteísta, crendo no Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra, bem como de todas as coisas. Esta fé de Abraão foi muito importante, não somente para ele, mais para todos os seus descendentes, os hebreus.

E ISSO LHE FOI IMPUTADO COMO JUSTIÇA. De acordo com essa colocação feita por Paulo, Abraão não foi justificado por qualquer obra que ele tenha feito para manipular ao coração de Deus, mas foi a sua confiança no Senhor, em forma de fé que foi imputada como justiça. Com isso, o autor introduz a importância da fé cristã como condição de justificação, e não as obras da lei, como eram defendidas pelos judeus.

ORA, AQUELE QUE FAZ QUALQUER OBRA. O apóstolo dos gentios quer dizer que, tudo que Abraão foi ou fez, não foi porque ele fosse perfeito, não, ele era como qualquer ser humano de sua época. Porem, ele fez a diferença porque a graça de Deus estava sobre a sua vida. A partir do momento que Deus fez a chamado na vida de Abraão, então, o Senhor passou a governar sobre a sua vida, por isso que seus passos e trajetória passaram a ser guiados pelo programa determinado por Deus para sua vida.

NÃO LHE É IMPULTADO O GALARDÃO. Desta forma, todas as bênçãos que sobreveio sobre a vida de Abraão e dos seus descendentes, foram dádivas graciosas da parte de Deus como fruto e resultado da fidelidade do Senhor. Não é diferente na vida dos remidos de Cristo, ninguém é merecedor de qualquer galardão por méritos pessoas, mas sim, porque a redenção de Cristo nos alcançou com todas as bênçãos celestiais.

SEGUNDO A GRAÇA. O que Abraão contribuiu com o plano divino para sua vida e para seus descendentes foi justamente com a sua fé, confiança e esperança em Deus. E dentro desta temática é que Paulo fala sobre a fé cristã como ação positiva dos remidos, que são justificados não por obras ou méritos humanos, mas pela fé na obra perfeita de redenção, expiação e propiciação já realizada por cristo Jesus, o Redentor.

MAS SEGUNDO A DÍVIDA. No caso de Abraão, qual a dívida? Quem é o devedor? A partir do momento que Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça, muito mais do que isso, como Deus não pode negar-se a se mesmo, então, o Senhor respondeu positivamente a seu amigo Abraão, conforme a sua fidelidade, o abençoando em todos os aspectos, e por tabela, também a seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...