sábado, 15 de dezembro de 2018

Romanos 4:11

Romanos 4:11 - E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada.
E RECEBEU O SINAL DA CIRCUNCISÃO. Paulo fala a respeito de Abraão, que recebeu a promessa da justificação pela fé, quando ainda não tinha recebido o sinal exterior da circuncisão na carne. Neste caso, o escritor fala da circuncisão do coração e não da circuncisão do prepúcio. Certamente o autor se reporta sobre o sinal da fé, que serviu de justiça para Abraão, porque Deus viu no seu mais íntimo, no coração, sinceridade e lealdade para fazer aliança com o Ele, e foi assim que foi justificado Abraão pela fé.

SELO DA JUSTIÇA DA FÉ. Os judeus quando se esforçavam para cumprir a legislação de Moisés, se vangloriavam de seus méritos pessoas, e não da justiça que vem de Deus pela fé Nele. Esta justiça da fé é que, basta o homem crer na obra de redenção já realizada por Cristo, e desta forma ele é justificado diante de Deus, porque a graça do Deus de misericórdia o torna justo diante da justiça divina pelo perdão dos pecados.

QUANDO ESTAVA NA INCIRCUNCISÃO. O apóstolo dos gentios volta a falar de quando Abraão recebeu a promessa de justificação pela sua fé, que foi justamente mais ou menos quinze anos antes do sinal exterior da circuncisão do prepúcio. Com isso, entende-se que a fé foi mais eficiente, porque veio bem antes, da circuncisão da carne. A fé do patriarca foi quem o fez confiar em todas as promessas de Deus para sua vida.

PARA QUE FOSSE PAI DE TODOS OS QUE CREEM. Essa é uma crença comum de todos os cristãos verdadeiro, que Abraão é pai de todos os que por fé aceitam a Cristo como Senhor e Salvador. Mas para os judeus, esse era um insulto, porque eles monopolizavam a fé do patriarca Abraão, uma vez que, eles achavam que somente os hebreus eram os verdadeiros herdeiros das promessas de Deus ao seu amigo Abraão.

ESTANDO ELES TAMBÉM NA INCIRCUNCISÃO. Sobre quem fala o escritor? Sobre todos os povos, gentes e nações! Deus mandou seu amigo Abraão olhar para os céus e contar as estrelas, se assim ele o pudesse fazer, do mesmo modo, o Senhor lhe prometera que seria a sua descendência, e isso, não poderia se cumprir somente na descendência física. Portanto, os incircuncisos gentios também são filhos de Abraão.

A FIM DE QUE A JUSTIÇA. Que justiça? A justiça da fé, como aconteceu com Abraão! Para os judeus era deferente, porque para os seguidores do judaísmo, se alguém era circuncidado, então, já era o suficiente para ser justificado diante da Deus, isso porque, achavam que a justificação de Abraão se deu pela circuncisão e não pela sua fé depositada em Deus. O mais importante para Paulo era a fé e não a circuncisão.

LHES SEJA IMPUTADA. Que seja um judeu, ou que seja um gentios, não importa a nacionalidade, a raça ou a nação, quando de fato crer verdadeiramente no nome de Cristo e na sua obra perfeita de redenção, a justiça de Deus o considera como justificado, não por merecimento pessoal, mas sim pela justiça completa de Cristo em favor dos seus remidos, o que o evangelho chama de expiação, porque Cristo foi crucificado em lugar dos seus escolhidos, o que resultou na reconciliação com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...