sábado, 29 de dezembro de 2018

Romanos 4:22-23

Romanos 4:22-23 – Assim, isso, lhe foi também imputado como justiça. Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta.
ASSIM, ISSO. O apóstolo se reporta ao fato de que Abraão teve a sensibilidade de por exclusivamente sua confiança em Deus, mesmo estando diante de um caso de impossibilidade humana, levando em conta que suas condições físicas não mais lhe forneciam os meios de ser pai, bem como o caso de sua esposa Sara, que além de ser muito avançada em idade, e, portanto, já tinha cessado seu período de fertilidade, ela era completamente estéril. Para Abraão e Sara impossível, mas não para Deus.

LHE FOI TAMBÉM. Desde os primeiros contatos de Abraão com Deus, como praticante do monoteísmo, que as atitudes do patriarca chamaram a atenção de Deus, uma vez que, enquanto todos de sua época estavam voltados para os ídolos e as imagens de esculturas, portanto, praticando o politeísmo ou idolatria, com Abraão foi diferente, ele resolveu romper com o sistema, adorando ao verdadeiro Deus, o Todo-poderoso.

IMPUTADO. Neste caso, imputar é por na conta. O que este exemplo de relacionamento entre Deus nos ensina é que o teísmo é verdadeiro, quanto a Deus e seu tratamento com suas criaturas. Deus não somente criou o homem, mas se importa com seu bem-estar. Bem como, Ele também não se deixa escarnecer por aqueles que se mantem alienado dos seus plenos, em não executar a sua vontade e seus desígnios.

COMO JUSTIÇA. A fé, confiança e esperança de Abraão para com o Deus único e verdadeiro lhe rendeu créditos diante da justiça de Deus, por isso que o evangelho declara que por sua fé, Abraão foi justificado diante de Deus. Clareando mais ainda o pensamento do apóstolo dos gentios, ele quis dizer para seus leitores que Abraão ganhou ou conquistou o coração de Deus, por isso que é chamado de “amigo de Deus”. Percebe-se também a importância de uma fé genuína depositada em Deus.

ORA, NÃO SÓ POR CAUSA DELE. Agora, o escritor aponta em direção aos filhos na fé do patriarca Abraão, que são todos aqueles que depositam sua fé no nome de Cristo e em sua obra perfeita de redenção, isso porque, Cristo é a nossa justiça. Todo aquele que se chega com uma fé verdadeira diante do Cristo de Deus, já pode contar com a graça do Deus de Amor, bondade, misericórdia e graça, e também o Deus de perdão.

ESTÁ ESCRITO. Quase sempre que Paulo se utiliza desta expressão é porque ele deixa bem claro para seus leitores que, seus pensamentos não são frutos de suas ideologias pessoas, mas que para defender suas teses, ele se baseia nas literaturas religiosas dos hebreus. Além do mais, tais colocações feitas pelos escritores do Novo Testamente, quando dirigidas principalmente aos judeus, ganha um elevado grau de autoridade.

QUE LHE FOSSE TOMADO EM CONTA. Por fim, o apóstolo dos gentios afirma que ninguém poderia negar que Abraão conquistou a graça de Deus, quando decidiu crer sem reservas no que Deus era capaz de fazer por ele. Ao mesmo tempo, o escritor transfere essa mesma segurança para os que fazem parte do novo Israel, a igreja de Cristo, que é composta de pessoas, que como fez Abraão, depositam completamente sua confiança em Deus, que enviou seu Filho Jesus como o redentor da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...