quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Romanos 4:9

Romanos 4:9 - Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
VEM, POIS ESTA BEM-AVENTURANÇA. O autor não perde o foco, do tema em que ele vem abordando, no que diz respeito a explicar aos hebreus da cidade de Roma que, agora, se vive um novo tempo em que o mais importante para Deus, não é o sistema de regras estabelecido na velha dispensação, mas sim, o ser uma nova criatura em Cristo Jesus. E isso acontece quando o ser humano, mesmo que seja um pecador, mas se ele crer na obra de Cristo e se arrepende dos seus pecados é aceito por Deus.

SOBRE A CIRCUNCISÃO SOMENTE. Neste caso, Paulo se refere a todos que faziam parte da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó, porque o pacto da circuncisão teve seu início ainda no tempo de Abraão, quando ele tinha mais ou menos cem anos de vida. E este pacto passou de geração a geração pelos descendentes dos patriarcas até chegar já dentro do tempo da nova dispensação, inclusive o Messias também foi circuncidado.

OU TAMBÉM SOBRE. No entanto, Cristo estabeleceu um novo pacto ou aliança, não somente com o povo de Israel, mas com todas as nações do mundo. Inclusive, este novo pacto feito por Deus em Cristo com todas as nações do mundo teve o apoio da lei e dos profetas da antiga dispensação, inclusive uma das promessas foi feita por Deus ainda no tempo do patriarca Abraão de ser ele pai de muitas nações.

A INCIRCUNCISÃO? Temos então uma pergunta: A bem-aventurança recai somente sobre os judeus ou também sobre os gentios ou gregos? A resposta da teologia de Paulo é bem clara, para todos, quando ele em seus escritos combate o exclusivismo judaico, defendendo que Deus não é somente dos judeus, mas também dos gentios. A incircuncisão citada pelo apóstolo representa todos os demais povos não judeus. Porque a igreja remida de Cristo é composta por todos os povos inclusive os judeus.

PORQUE DIZEMOS QUE A FÉ. Dentro do tema, “a justificação pela fé” e não pelas obras é que o apóstolo dos gentios exalta a fé cristã, bem acima das crenças judaicas baseadas na justificação pelas obras da lei. Durante a velha dispensação da lei, tudo bem, as obras da lei tinham sua validade, porem, neste novo tempo, da dispensação da graça de Deus, o mais importante era a fé, como aconteceu no tempo de Abraão.

FOI IMPUTADA COMO JUSTIÇA. A fé de Abraão foi imputada como justiça, o que já era uma tipologia que apontava para o tempo da nova dispensação da graça em que o homem entra com a sua fé em Deus e em Cristo e a graça de Deus o justifica diante da justiça divina. Compreendemos então que, a partir do momento que Abraão decidiu crer em Deus, o Senhor se encarregou de pela sua graça aceitar Abraão como amigo.

A ABRAÃO. Gênesis 15:6 E creu Abraão no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. Talvez muitos judeus não atentassem para o que Paulo estava tentando explicar neste texto, quanto ao valor da fé, no que concerne a justificação diante de Deus. A tese defendida por Paulo em todos estes seus argumentos é no sentido de convencer seus conterrâneos judeus da importância da fé dos seguidores do cristianismo em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...