segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Romanos 4:17

Romanos 4:17 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
COMO ESTÁ ESCRITO. Como este tema estava sendo enviado, principalmente para os judeus, conhecedores que eram dos escritos de Moisés, então, Paulo se reporta ao que está escrito em (Gênesis 17:5). Esta forma de se utilizar e citar o que estava escrito na literatura religiosa dos filhos de Israel dava autoridade aos escritos de Paulo, porque isso se constituía em força potencial de que suas teses e ideias não eram frutos de sua própria cabeça, mas tinha comprovações das Sagradas Escrituras dos hebreus.

POR PAI DE MUITAS NAÇÕES TE CONSTITUÍ. Esta ação positiva da parte de Deus na vida de seu amigo Abraão era uma profecia de que no futuro, com a vinda do Messias prometido, que também era o “descendente de Abraão” o Senhor iria implantar uma nova dispensação da graça geral, em que todas as nações do mundo seriam beneficiadas com a salvação de Deus em Cristo Jesus, o Redentor e Salvador.

PERANTE AQUELE NO QUAL CREU. No caso dos filhos de Israel, eles monopolizavam de tal maneira a fé judaica, ao ponto de acharem que Deus era exclusivo deles, e que os gentios jamais seriam alcançados pelos favores de Deus. Porem, a bondade, misericórdia e graça de Deus prevaleceu, quando por meio do Emanuel, Deus mesmo veio a este mundo, por meio do seu Filho Jesus, reconciliando com ele o mundo.

A SABER, DEUS. É fato que os judeus do primeiro século de nossa era cristã, não acreditavam que esta promessa feita a Abraão, de ser pai de muitas nações, se referisse à igreja de Cristo. Mas no que diz respeito a Abraão, certamente ele acreditou que viria um tempo futuro, a nova dispensação, em que Deus faria aliança com todos os povos. E por meio de sua fé na promessa de Deus é que ele foi justificado diante de Deus, como também os seus filhos da fé, pela mesma confiança são justificados.

O QUAL VIVIFICA OS MORTOS. Esta colocação feita pelo apóstolo Paulo se refere à situação de Abraão e Sara, que na época em que receberam a promessa da parte de Deus, no que concerne a gerar filho, seus corpos já estavam como que mortos, dada a idade de ambos os dois. Mas também podemos conjecturar sobre o surgimento da igreja de Cristo, o novo Israel, que perante os judeus, não tinha nenhuma esperança.

E CHAMA AS COISAS QUE NÃO SÃO. Nem na época em que viveu o patriarca Abraão, nem muito menos depois da proclamação da lei de Moisés, os gentios tinham como fazer parte da mesma aliança estabelecida entre Israel e Deus. As demais nações do mundo gentílico sempre foram rebeldes, contra a fé monoteísta, em que se crer no único Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Porem, a graça foi que prevaleceu.

COMO SE JÁ FOSSE. Mediante o seu atributo de Onipotência, o Deus Todo-poderoso faz sempre o que lhe apraz, porque nada é impossível para o nosso Deus. Quando o Senhor fez a promessa a seu amigo Abraão, de que ele seria pai de muitas nações, é porque o Deus Onisciente já anuncia uma realidade que só se cumpriu muitos séculos depois. A realidade da igreja de Cristo nos dias de hoje é fruto da promessa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...