segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Romanos 4:7-8

Romanos 4:7-8 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
BEM-AVENTURADOS AQUELES. Continua então Paulo falando sobre o que Davi havia dito em (Salmos 32:1-2) e ele chama de feliz daquele que alcança a misericórdia do Deus de amor, bondade e graça. Estes dois versículos expressam perfeitamente o modo operante da nova dispensação, em que o Criador de todas as coisas age com compaixão na vida de todos aqueles que reconhecem a justificação em Cristo Jesus. A propiciação de Cristo foi quem apaziguou a ira e o furor de Deus quanto ao pecador.

CUJAS MALDADES. No caso de Davi, ele sabia muito bem o quando foi importante o perdão de Deus para sua vida, uma vez que, ele praticou uma maldade terrível contra a vida de Urias, um dos seus aliados, além de tomar sua mulher, conforme 2 Samuel 12:9 - Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste a espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher.

SÃO PERDOADAS. Porem, Davi reconheceu o seu erro, e o Senhor lhe perdoou para que não morresse, 2 Samuel 12:13 - Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás. O Salmos cinquenta e um traz a confissão de Davi e o seu reconhecimento do grande erro que praticou contra o seu próximo e principalmente contra o seu Deus, que lhe perdoou.

E CUJOS PECADOS SÃO COBERTOS. Não é diferente com todo aquele que exerce sua fé genuína em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Quando um pecador se atira arrependido nos braços de Cristo, então, os efeitos de sua obra de redenção, propiciação e reconciliação lhe atinge completamente, e o efeito é o perdão dos seus pecados, vindo então a ser considerado justificado perante a justiça de Deus.

BEM-AVENTURADO O HOMEM. Paulo sabia perfeitamente sobre o que estava se expressando, uma vez que, ele se considerava o pior de todos os pecadores, até porque foi ele um perseguidor contra a igreja do Deus vivo. De forma que, pôde se considerar uma pessoa mais que abençoada, aquele pecador que alcança o perdão de Deus, não porque seja merecedor, mas porque passa a ser justificado por Cristo.

A QUEM O SENHOR. Mas, tudo provem de Deus, que reconciliou consigo mesmo todas as coisas, quando por amor a sua criação, enviou seu Filho Jesus, o Messias, para produzir a redenção da humanidade. A nova dispensação da graça de Deus em Cristo foi o maior e melhor benefício que a humanidade teve o privilégio de receber da parte de Deus, porque o evangelho veio com as melhores promessas para a igreja de Cristo.

NÃO IMPUTA O PECADO. É nisto que consiste a justiça de Deus, nesta nova dispensação, em que o remido de Cristo é considerado justo perante a justiça de Deus, não por méritos pessoais, mais sim, porque achou graça diante do coração de Deus. Quando Paulo afirma que o ímpio é justificado pela sua fé em Cristo, isso nos ensina que não importa quanto o ser humano seja errado, mas se ele se arrepende de seus pecados e por fé aceita a Cristo Jesus como seu Salvador e Senhor, então, é perdoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...