segunda-feira, 23 de maio de 2016

1 João 3:13-14

1 João 3:13-14 - Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
MEUS IRMÃOS, NÃO VOS MARAVILHEIS. O apóstolo chama seus leitores de meus irmãos, porque este sempre foi um bom costume do Cristianismo, que por sua vez, foi herdado do judaísmo, reconhecidamente o pai do cristianismo. Essa mesma frase também nos ensina sobre a humildade do apóstolo, uma vez que, ele era uma importante liderança do cristianismo, mas nem por isso se achava a cima dos demais seguidores de Cristo. Não vos maravilheis, porque é natural que o mundo odeie os seguidores de Cristo.

SE O MUNDO VOS ODEIA. Jesus deixou bem claro o ódio que o mundo despertou contra sua pessoa, e isso foi demonstrado pelo tratamento hostil que os filhos dos homens lhe dirigiram. O que não seria diferente com os seguidores do reino de Deus, e a história do cristianismo mostra uma radiografia representativa desta realidade. A igreja primitiva passou a representar a pessoa bendita de Cristo Jesus, pelo que, os inimigos de Deus passaram a atacar o corpo de Cristo, que é a sua igreja, que ele comprou com seu sangue.

NÓS SABEMOS QUE PASSAMOS DA MORTE. Conscientemente os leitores de João eram conhecedores de suas responsabilidades diante da decisão que tomaram ao aceitarem a Cristo Jesus como Senhor e Salvador. Quando alguém se decide a viver com Cristo e para Cristo, essa pessoa se arrepende dos seus pecados já praticados, muda de direção ao se converter e passa a ser uma nova criatura por meio do novo nascimento. Com isso, acontece á saída da esfera de morte espiritual, saindo das trevas para a luz.

PARA A VIDA. A decisão de se converter dos maus caminhos para viver na luz de Cristo tem um impacto profundo na vida do novo convertido. A esse fato, o evangelho chama de ressurreição espiritual, porque é como se alguém estivesse de fato morto diante da verdade, mas que recebe o privilégio de renascer para uma nova vida. A partir da decisão, o novo homem passa a desfrutar de uma nova modalidade de vida abundante em Cristo Jesus, uma vez que, passa a ser envolvida na promessa real de vida eterna.

PORQUE AMAMOS OS IRMÃOS. Uma das provas substanciais de que alguém havia nascido de Deus pelo poder do evangelho e a influência do Espírito Santo era quando este alguém se dispunha a viver na prática o amor fraternal. A sobrevivência do cristianismo em meio a tantas perseguições dos inimigos do evangelho era quando os seguidores de Cristo Jesus se propunham a ajudar uns aos outros pela pratica do amor.

QUEM NÃO AMA SEU IRMÃO. De um lado, havia a hostilidade e crueldade dos judaizantes, dos falsos mestres gnósticos, dos líderes das seitas heréticas do paganismo e as perseguições do império romano contra a igreja de Cristo. Mas do outro lado, os que aprenderam com Cristo e com os líderes do cristianismo protegiam os perseguidos.

PERMANECE NA MORTE. A prática do amor fraternal e a comunhão cristã era o combustível que produzia vida espiritual para o rebanho de Cristo. Quem se negava a ajudar aos cristãos perseguidos, também estava negando a vida, optando pela morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...