sábado, 28 de maio de 2016

1 João 3:23

1 João 3:23 - E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
E O SEU. Este texto, ora que estamos comentando, nos faz reiterar o que dentro do nosso comentário temos defendido que, o que o Velho Testamento fala sobre o Deus Pai, dentro das páginas do Novo Testamento pode ser dito sobre o Cristo de Deus. E nisso não estará se cometendo o pecado do politeísmo, porque o Deus Pai é quem apresenta o Deus Filho como seu legítimo representante entre os homens, como sendo o seu Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Jesus era homem, mas também Deus.

MANDAMENTO É ESTE. E o seu mandamento é este. Certamente o apóstolo se refere ao evangelho das boas novas, que traz consigo o legado de uma nova aliança de Deus com a igreja de Cristo. O Novo Testamento confirma esta nova aliança de Deus, com uma nova revelação dos planos de Deus para a humanidade, mediante a intervenção do seu Cristo, como redentor da humanidade. Este novo mandamento da lei de Deus não implica em quebra da regra do monoteísmo judaico, mas é a confirmação do pacto messiânico.

QUE CREIAMOS NO NOME. O judaísmo cultural e religioso de Israel, sempre defendeu a crença em um único Deus verdadeiro, diferente das demais nações pagãs do mundo, com seu politeísmo, com crenças em uma diversidade ilimitada de deuses. O cristianismo continua defendendo o monoteísmo com a crença em um Deus único e verdadeiro, em três pessoas, Deus pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Deus Filho é a manifestação de Deus entre os homens, também conhecido como o Emanuel de Deus, Deus conosco.

DE SEU FILHO. O Novo Testamento confirma por inúmeras referências bíblicas que Jesus de Nazaré é de fato o Filho de Deus. E uma das provas bastante convincente é o fato de Jesus ter sido gerado pelo Espírito de Deus (Mateus 1:18,20). Portanto, crer no nome do Filho de Deus, não é politeísmo ou idolatria, porque tudo que envolve a pessoa bendita de Jesus Cristo está de conformidade com o plano de Deus. A pessoa de Jesus foi a manifestação do Messias de Deus, o Emanuel de Deus ou Deus entre os homens.

JESUS CRISTO. Essa composição de um nome próprio e um adjetivo qualificativo, dizem muito mais do que se possa imaginar. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que nos fala de sua natureza humana e da encarnação do Verbo de Deus, cumprindo assim o propósito de Deus, no que tange a expiação e propiciação em prol da igreja remida. Já o adjetivo, Cristo, nos ensina sobre a missão do Messias de Deus com seus efeitos positivos.

E NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS. A nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de Cristo, tem como base horizontal a prática do amor fraternal entre os seres humanos. Esse mesmo mandamento foi reiterado pelo próprio Jesus, ele que, primeiro deu o seu próprio exemplo, para então, ensinar que devemos amar uns aos outros. Este amor não pode ser demostrado somente com palavras, mas em prática e em verdade.

SEGUNDO O SEU MANDAMENTO. É bem provável que o pensamento do apóstolo esteja focado no que falou o Senhor Jesus Cristo, cumprindo seu ministério em Marcos 12:31 – amarás ao teu próximo como a ti mesmo, não há outro mandamento maior do que estes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...