quarta-feira, 25 de maio de 2016

1 João 3:16.

1 João 3:16 - Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
CONHECEMOS O AMOR NISTO. O apóstolo deixa a teoria e mostra um exemplo pratico do que é em essência o amor fraternal, e com isso, ele estimula efetivamente a que os seus leitores dessem o devido valor uns aos outros, olhando para o exemplo deixado pelo grande Mestre, Cristo Jesus. Quem sabe os leitores de João conheciam pessoalmente à pessoa amorosa de Cristo, ou os que não conheciam estavam bem informados sobre a sua forma prática de amar ao seu semelhante, de forma fidedigna e real.

QUE ELE. O escritor se refere ao Messias prometido por Deus, nas antigas profecias messiânicas, proferidas pelos profetas do Senhor, o mesmo Emanuel, ou seja, Deus conosco ou Deus entre os homens, uma vez que, o Cristo de Deus foi á epifania do Senhor entre os seres humanos. O apóstolo fala a respeito de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, que como o Cristo de Deus, também era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O evangelho o chama também de Redentor, Salvador e bom Pastor.

DEU. Este verbo, dentro deste texto, nos ensina sobre a entrega voluntária, em que o Cristo de Deus se deu a si mesmo, por amor incondicional a sua igreja. João fala também de uma entrega total, e desta forma, ele combate uma das heresias do gnosticismo, que afirmava que na crucificação do Senhor, estava ali apenas a natureza humana do Filho de Deus, por isso que negavam a encarnação do Verbo, na pessoa de Jesus de Nazaré. Quando na verdade, o cristianismo diz que Jesus é em essência o Cristo e Messias.

A SUA VIDA. O bem mais precioso de um ser humano, nesta dimensão terrena, é justamente a sua vida. De forma que, o Cristo de Deus deu tudo de si mesmo, para resgatar a sua igreja do pecado e das consequências do mesmo. Na cruz do calvário, não aconteceu apenas o espetáculo da crucificação, pura e simples, mas ali se efetuava a redenção da humanidade, pela propiciação dos pecados do povo. Cristo estava dando a sua vida, para aplacar a ira de Deus contra o mundo, executando a reconciliação e a paz.

POR NÓS. O escritor aponta em direção à missão propriamente dita, do Messias de Deus em prol da sua igreja. De fato, já estava previsto por Deus, e anunciado por meio dos seus antigos profetas, sobre a obra de redenção, com seus efeitos universais. A frase “por nós” fala sobre a igreja remida de Cristo, incluindo o próprio apóstolo João, ele que se declara por convicção fazer parte do corpo de Cristo, a igreja, é o novo Israel.

E NÓS DEVEMOS DAR A VIDA. O ministério de Cristo, é tido como modelo para aqueles que após a morte do Messias de Deus, teriam a missão de dar continuidade, á implantação do cristianismo no mundo. Os acontecimentos que se deram na vida e no ministério, das principais lideranças do cristianismo, confirmam essa declaração do apóstolo João.

PELOS IRMÃOS. Esse tratamento do autor aos seus leitores, aponta em direção da igreja de Cristo, composta por todos aqueles, que agora, faziam parte da família de Deus, o novo Israel, a igreja amada de Cristo. Não somente o Mestre, Jesus Cristo, mais também, muitos outros participaram do nascimento do cristianismo como representantes de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...