quarta-feira, 25 de maio de 2016

1 João 3:15.

1 João 3:15 - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
QUALQUER QUE. Neste caso, não importa se a pessoa é alguém que confessa seguir o cristianismo, ou o judaísmo, ou o gnosticismo, ou qualquer outra religião. E ainda se é um ateu, ou um incrédulo, ou ímpio, ou que haja se rebelado ou não contra o Senhor, ou que seja desobediente ou não aos mandamentos de Deus, ou que se mantenha alienado dos planos do Criador. Sejam quem for, quem não praticar o amor fraternal, não faz parte da igreja de Cristo, porque o mandamento de Cristo é o amor fraternal na prática.

ODEIA. Os seguidores do judaísmo, mesmo tendo aprendido com a legislação de Moisés, que deveriam amar ao próximo, mas eles odiavam aos cristãos, porque achavam que o nascimento do cristianismo significava a morte do judaísmo. O império romano agia com base no ódio contra os seguidores de Cristo, isso porque, as autoridades romanas acusavam aos cristãos de deixarem de adorar as autoridades do império, que se consideravam semideuses, e passavam a adorar unicamente a Cristo Jesus como Senhor.

SEU IRMÃO. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que os seres humanos se consideravam irmãos uns dos outros, porque acreditavam que surgiram de uma mesma arvore genealógica chamada Adão e Eva. Os Judeus, se consideravam irmãos uns dos outros, por se encontrarem nos seus antepassados ilustres, os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Já os cristãos se consideravam irmãos, porque temos a Deus como Pai. O evangelho diz que os que aceitam a Cristo, tem o direito de serem feitos filhos de Deus.

É HOMICIDA. Quem odeia a seu irmão é um homicida. Certamente o autor ainda tem em mente o caso citado por ele anteriormente de Caim que matou a seu irmão Abel, e assim procedeu, porque foi tomado e dominado pelo sentimento da raiva. As perseguições impetradas pelos inimigos de Deus contra a igreja de Cristo, sejam eles os judeus, ou os líderes das demais religiões, ou do império romano, era justamente o sentimento de odeio que dominava aquela gente, que se levantavam contra a igreja de Cristo.

E VÓS SABEIS QUE NENHUM HOMICIDA. O apóstolo faz lembrar aos seus leitores de que, eles eram conhecedores daquilo que estavam lendo, seja por meio da legislação de Moisés, que determinava que ninguém podia tirar a vida do seu semelhante. A palavra “homicida” humanamente falando, fala sobre aqueles que por qualquer motivo tira a vida do seu próximo, mas espiritualmente, fala de alguém que faz seu irmão perder a fé cristã.

TEM A VIDA ETERNA. Quem tira a vida do seu próximo, por meio da morte biológica ou que na esfera espiritual contribui para que alguém perca a sua fé genuína em Cristo Jesus, não tem direito a vida eterna. Essa vida eterna fala de salvação ou de uma modalidade de vida espiritual, após essa vida terrena. A volta de Cristo é a porta que se abre para a vida eterna.

PERMANENTE NELE. O homicida não tem firmeza no que tange a salvação e a vida eterna. Nem os judaizantes, nem os falsos mestres gnósticos ou os falsos líderes das seitas heréticas, não tinham em si mesmo condições de herdarem a vida eterna, porque perseguiam e até matavam os seguidores de Cristo. E com isso, João deixa claro para os seguidores de Cristo, que os hereges eram falsos cristãos, que se infiltravam no meio do povo de Deus para matarem espiritualmente os cristão, por meio de suas heresias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...