1 João 3:19-20 - E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações. Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
E NISTO CONHECEMOS QUE SOMOS DA VERDADE. E nisto o que? Que o seguidor do Senhor Jesus pratica o amor fraternal, cuidando e protegendo uns aos outros, e que o amor no meio do povo de Deus, não é apenas de palavras. O conhecimento tão defendido pelos gnósticos era falso, mas os ensinos do evangelho eram a verdade de Deus. A expressão: “Somos da Verdade”, significa dizer que, os inimigos do cristianismo eram todos falsos, mas os apóstolos e líderes do cristianismo eram todos verdadeiros.
E DIANTE DELE. Jesus ensinou durante o seu ministério que, ele devotou todo o seu amor para com o Pai, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e fazendo a sua vontade, em tudo que praticava e falava. Deixou os seus ensinos de que, os seus discípulos amassem ao Senhor Deus Criador acima de qualquer coisa. De forma que, os seguidores de Cristo tinham, além de praticarem o amor fraternal para com o próximo, buscar com todo empenho agradar ao Pai, e isso, os leitores de João faziam com toda dedicação.
ASSEGURAMOS NOSSOS CORAÇÕES. João se inclui em sua declaração para dizer que, a igreja de Cristo estava cumprindo em tudo as exigências propostas pela mensagem e as doutrinas do cristianismo. Eles viviam tranquilos diante de Deus, porque suas consciências lhes testificavam de que estavam executando o querer de Deus. Não é paradoxal dizer que, o autor quando, neste caso, fala a respeito do coração, ele está se reportando aos pensamentos e consciência dos seus leitores e dele próprio também.
SABENDO QUE, SE O NOSSO CORAÇÃO NOS CONDENA. Os conhecimentos difundidos pelos falsos mestres gnósticos, em vez de proporcionar sabedoria ao ser humano, tinham efeitos contrários, porque imprimia a cauterização de heresias negativas nas mentes das pessoas. Enquanto que, a vida digna que os cristãos viviam, trazia tranquilidade e segurança aos servos de Deus, tendo a convicção de que a justificação que vem de Cristo é suficiente para deletar os pensamentos contrários do coração.
MAIOR É DEUS. João faz lembrar aos seus leitores, que somos seres humanos com suas alterações de caráter e personalidade, pelas consequências do pecado, em que qualquer um está passível de erros e falhas na vida pessoal. O apóstolo mostra uma luz no fim do túnel, para iluminar a escuridão do pecado, quando este atua na vida dos seres humanos, focando na bondade de Deus e a ação de sua misericórdia em perdoar aos pecadores.
DO QUE OS NOSSOS CORAÇÕES. Se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que os nossos corações. Certamente, o escritor sinaliza na direção de salientar o valor da beneficência de Deus, em favor daqueles que nascem de novo, em aceitar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador. Deus tem a capacidade de superar o peso de nossa consciência, proporcionando tranquilidade e paz em nossos corações.
E CONHECE TODAS AS COISAS. O apóstolo trata dentro desta frase, de um dos temas muito importante, que é a Onisciência de Deus. O Senhor Deus que conhece todas as coisas é o mesmo Deus que compreende as falhas dos seres humanos para perdoar-lhes. Mesmo conhecendo as nossas falhas, ele providenciou a reconciliação, por meio da obra perfeita de propiciação em Cristo Jesus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quarta-feira, 25 de maio de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.