sábado, 28 de maio de 2016

1 João 3:24

1 João 3:24 - E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.
E AQUELE QUE GUARDA. O apóstolo do amor termina este capítulo deixando uma prova de quem realmente é um verdadeiro servo do reino de Deus e de Cristo. Muitos judaizantes e seguidores do gnosticismo se diziam cristãos, somente para se infiltrarem no meio da comunidade cristã, mas, no fundo, no fundo, a intenção era desviar os seguidores de Cristo do verdadeiro evangelho. “Guardar” neste caso era por em prática e buscar viver o evangelho, crendo no nome de Cristo e amando o seu semelhante.

OS SEUS MANDAMENTOS. Conforme a nova aliança da graça de Deus, Cristo resumiu sua legislação em dois importantes mandamentos, dos quais dependem a lei e os profetas, que são eles: Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de todo a tua alma, e com todas as tuas forças. Como também amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Em texto anterior, o apóstolo também fala sobre que, o mandamento de Deus é que creiamos no nome do Filho de Deus, Jesus Cristo, como meio legal para a salvação e vida eterna.

NELE ESTÁ. Simplesmente frequentar uma denominação ou dizer que é um cristão, não se constitui em prova real e verdadeira de que alguém está de fato ligado á videira verdadeira, que é Cristo. Para que alguém possa dar testemunho fidedigno de que está em Cristo, tal pessoa tem que viver conforme determina o evangelho das boas novas de Cristo, amando a Deus acima de qualquer coisa e ao seu próximo como a si mesmo. Está em Cristo é andar como ele andou, viver como ele viveu, e seguir os seus passos.

E ELE NELE. Alguém pode até querer dizer que está em Cristo ou que faz parte do corpo de Cristo apresentando uma religiosidade artificial, mas, o problema é se Cristo está na vida da pessoa. Quando Cristo está na vida de uma pessoa, seu modo de agir, pensar e falar faz a diferença no meio da sociedade, porque tal pessoa, pensa como Cristo pensou, anda como Cristo andou e suas palavras estão de acordo com o evangelho de Cristo. Quando Cristo está na vida de uma pessoa, ela se constitui em um discípulo de Cristo.

E NISTO CONHECEMOS QUE ELE ESTÁ EM NÓS. E nisto o que? O parâmetro da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo estabelece comunhão plena com Deus e com Cristo pelo Espírito Santo. Tanto o escritor quanto os seus leitores eram conhecedores dos meios estabelecidos para se viver com Cristo e para Cristo. O evangelho ensina que os filhos de Deus são aqueles que aceitam a Cristo e vivem guiados pelo Espírito de Deus.

PELO ESPÍRITO. O nome “Espírito” esta posto na bíblia com letra inicial maiúscula identificando que trata do Espírito Santo de Deus. Cristo, quando ainda estava entre os homens, ele falou que, era necessário deixar a terra e subir para o Pai para que o Espírito de Deus viesse para estar com a sua igreja. No dia de pentecostes isso aconteceu.

QUE NOS TEM DADO. A vinda do Espírito Santo de Deus para ajudar a igreja de Cristo tem uma importância fundamental para a perpetuação do cristianismo na terra. A presença habitadora do Espírito Santo na vida dos que servem a Cristo é um presente da parte de Deus e de Cristo para sua igreja, cumprindo assim a sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...