quinta-feira, 19 de maio de 2016

1 João 3:8

1 João 3:8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
QUEM COMETE PECADO. É claro que o autor não se refere às falhas humanas, em suas atividades diárias, em que os filhos dos homens, com suas personalidades e caráter distorcidos tem a tendência a viverem conforme é programado desde criança. Mas, é provável que o apóstolo se reporte aqueles que vivem dominados pela apostasia consciente aos mandamentos de Deus, principalmente aqueles que conhecem os planos de Deus. Como também o escritor fala sobre quem se rebela deliberadamente contra a palavra de Deus.

É DO DIABO. No início deste capítulo, o escritor fala sobre os filhos de Deus, aquele que pertencem a família divina, por terem aceito a Cristo, como Senhor e Salvador, com isso buscam executar a vontade do Criador. Agora, João esclarece que, do outro lado, existem aqueles que pertencem ao diabo, isso porque, essas pessoas fazem justamente o querer do inimigo, e não a vontade do Criador. Quem vive mergulhado no lamaçal do pecado, se identifica com o seu dono que é o diabo, ele que é o mentor da rebelião.

PORQUE O DIABO. O diabo se tornou inimigo de Deus e de Cristo, portanto, também é o inimigo feroz da igreja do Senhor Jesus aqui na terra, ele que também é chamado de acusador. Antes de sua rebelião contra o Criador de todas as coisas, servia como anjo de luz perante o Deus único e verdadeiro, nas mansões celestiais, todavia, se rebelou e foi precipitado nas trevas, trazendo consigo parte dos anjos do Senhor, que a partir de então passaram a ser chamados de demônios, estes que estão a serviço do diabo.

PECA DESDE O PRINCÍPIO. Porque o diabo peca desde o princípio. Não há dúvida que o pensamento do apóstolo se volta, a pelo menos, dois eventos da eternidade passada. Primeiro, a apostasia de satanás, quando de sua rebelião, ainda quando era um anjo de luz e era chamado de lúcifer, em que ele desobedeceu aos planos de Deus. E segundo, podemos dizer que o escritor se reporta também ao evento próprio da queda da raça humana, que contou com a influência direta do diabo, que induziu Eva e Adão ao erro.

PARA ISSO O FILHO DE DEUS. São informações deste naipe, que demonstra a importância da vinda do Cristo de Deus para resolver o problema do pecado da humanidade e suas consequências. O Messias prometido, que é o mesmo Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens, já era anunciado pelos profetas messiânicos, que o Cristo de Deus, seria o Filho de Deus, o que foi confirmado, durante sua vida e ministério aqui na terra.

SE MANIFESTOU. Essa frase representa a primeira vinda do Filho de Deus para resolver problemas fundamentais e profundos entre a criação e o Criador, consequentemente provocados pela interferência do diabo, que influenciou decisivamente no princípio, na queda dos homens.

PARA DESFAZER AS OBRAS DO DIABO. A manifestação de Cristo, como Redentor da sua igreja, foi para resolver problemas de interferência do diabo nas decisões das pessoas, e também as consequências da interferência do inimigo, na vida das pessoas. Estas obras do diabo são justamente suas influências e interferências na vida dos seres humanos. Libertando os remidos da escravidão do diabo e do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...