segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 João 3:1

1 João 3:1 - Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
VEDE QUAL GRANDE AMOR. No capítulo anterior o escritor aponta para o conhecimento por meio da sabedoria e da unção que os seus leitores tinham para reconhecer em Cristo Jesus, a vontade de Deus, mediante a nova dispensação da graça. Agora, ele aponta para a visão dos irmãos, a fim de que vejam por tudo que Deus tem feito, que a sua graça salvadora chegou de forma abundante a todos os seguidores do Senhor Jesus, porque o amor do Pai esta derramado de forma plena sobre todos.

NOS TEM CONCEDIDO O PAI. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda do Messias de Deus para ser sacrificado em lugar dos seus servos foi a manifestação palpável e visível do grande amor de Deus. Amor esse que fez com que o Cordeiro de Deus servisse de expiação e propiciação em lugar dos pecadores. Este amor que constrangeu ao Pai a aceitar a paz por meio da reconciliação.

QUE FÔSSEMOS CHAMADOS. Foi efetivamente o efeito deste tão grande amor de Deus, que atraiu para si a igreja remida de Cristo Jesus. Antes da manifestação deste amor pela humanidade, Jesus Cristo, as pessoas cada vez mais se afastavam do Criador, porque uma força de repulsa era quem funcionava. Com a manifestação do amor de Deus, em Jesus Cristo, uma força de atração passou a chamar para junto do Pai, todos aqueles que fazem parte da igreja remida e amada de Cristo Jesus, sua noiva querida.

FILHOS DE DEUS. Todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, agora, são chamados filhos de Deus. João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Ser filho de Deus não é para quem quer, mas sim, para quem é chamado, nem todos são filhos de Deus, diz a palavra.

POR ISSO QUE O MUNDO. Certamente, o autor se refere ao mundo como um sistema materialista com seus conceitos profanos, totalmente diferente dos conceitos de espiritualidade. Como também podemos conjecturar que o apóstolo escreve sobre o mundo dos homens, com suas ideologias voltadas e programadas para as coisas desta vida, para as concupiscências da carne e a soberba deste mundo, com suas implicações.

NÃO NOS CONHECE. O evangelho nos declara que somos peregrinos e forasteiros nesta terra, porque buscamos as coisas do reino de Deus e as que são de cima, não as coisas desta vida, nem os conceitos humanos. Por isso que, o mundo nos aborrece, isso porque não corremos conforme o curso normal das coisas terrenas, nem materiais.

PORQUE NÃO O CONHECE A ELE. O mesmo escritor, escrevendo em seu evangelho, diz o seguinte: João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Nem os Judeus e nem os incrédulos reconhecem a Cristo, como sendo o Messias, enviado por Deus como Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...