segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 João 3:2

1 João 3:2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
AMADOS. AGORA. Outra vez, e isso de forma recorrente em seus escritos, o apóstolo demonstra seu amor para com os seus leitores, os chamando de amados. João é conhecido pela tradição cristã como o apóstolo do amor, dado o seu carinho e respeito para com os seguidores de Cristo. O termo usado pelo Escritor “agora” é um chavão para falar de um novo tempo, no que tange ao relacionamento de Deus para com a humanidade, e se refere á nova dispensação da graça, implantada por Cristo Jesus.

SOMOS FILHOS DE DEUS. O autor faz uma declaração baseada em convicção e fé, que tanto ele quanto os seus leitores, agora, pertenciam a família de Deus. No evangelho que ele escreveu, o apóstolo aponta de como os gentios se tornaram filhos de Deus (João 1:11-13). Conforme a palavra de Deus, nem todos são filhos de Deus, porem, todos são criaturas de Deus. Para alguém se tornar filho de Deus, tem que aceitar a Cristo como Salvador, fazer a vontade do Pai e ser guiador pelo Espírito Santo de Deus.

E AINDA NÃO É MANIFESTO. Este “ainda” se refere ao tempo em que os seguidores do evangelho hão de participar de fato de uma nova dimensão de sua existência, que se dará com a partida desta vida, seja por meio da morte biológica, mas com Cristo, ou quando forem dignos de participar do arrebatamento da igreja. O autor fala sobre algo que representava a grande esperança dos remidos em Cristo, porque todos eram conscientes de que estavam de passagem pela terra, mas que pertenciam ao reino celestial de Cristo.

O QUE HAVEMOS DE SER. Neste mesmo tempo, em que João escreve sua carta, eram muitos os ensinos heréticos e duvidosos, transmitidos pelos judaizantes com suas fábulas artificiais, bem como pelas filosofias religiosas transmitidas pelos falsos mestres gnósticos, além é claro das heresias do paganismo das religiões ocultas, das quais a maioria dos convertidos ao cristianismo saíram. Todavia, a mensagem do evangelho procurava transmitir segurança para os seguidores de Cristo, expondo sobre o futuro.

MAS SABEMOS QUE QUANDO ELE SE MANIFESTAR. “Ele” se refere a Cristo Jesus, ele que, quando ainda estava entre os seus seguidores, prometeu por reiteradas vezes, que iria preparar lugar, mas que, depois voltaria para buscar os seus remidos. Essa manifestação de Cristo nos ensina sobre a sua volta para arrebatar a sua igreja amada.

SEREMOS SEMELHANTE A ELE. Paulo afirma que, estamos sendo transformados, conforme a imagem de Cristo. 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

PORQUE ASSIM COMO ELE É O VEREMOS. Mais uma confirmação de que o autor fala sobre a volta de Cristo para arrebatar sua igreja, que será visto somente pelos que forem arrebatados. Já na segunda etapa da volta de Cristo todos os moradores da terra o verão, principalmente os judeus, para quem o Cristo de Deus voltará nos fins dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...