1 João 3:11-12 - Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
PORQUE ESTA É A MENSAGEM QUE OUVISTES DESDE O PRINCÍPIO. O que o apóstolo estava escrevendo era algo que todos já sabiam, não eram ensinos estranhos aos seus leitores, porque o cristianismo tinha como base a prática do amor fraternal. Na realidade, o Cânon do Novo Testamento estava em formação, mas os líderes da igreja primitiva, a começar pelo próprio Cristo, eles todos exerciam com plenitude o ministério da palavra, sempre anunciado o evangelho das boas novas e as doutrinas cristãs.
QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS. Deus prometeu enviar o seu Messias, o Emanuel, Deus conosco, e assim cumpriu sua promessa com o nascimento de Cristo Jesus, ele que veio implantar a nova dispensação da graça. Assim como Moisés deixou sua legislação para o Israel de Deus, não foi diferente com o Cristo de Deus, ele veio e pregou o evangelho das boas novas, onde a principal cultura cristã é a prática do amor fraternal uns pelos outros, e isso, foi confirmado na realidade pela igreja primitiva.
NÃO COMO CAIM. Caim fez parte da primeira família, de Adão e Eva, ele que foi tomado pela inveja e pelo ciúme, sentimentos que não devem prevalecer no coração dos que fazem parte da nova família de Deus, que é a igreja. O autor lembra este caso, entre Caim e seu irmão Abel, para ensinar aos servos de Cristo de que, eles deveriam agir diferentes, no sentido de que fossem dominados pelo sentimento de amor fraternal. Até porque a igreja primitiva precisava de união e unidade entre todos os servos de Deus.
QUE ERA DO MALIGNO. João, mesmo que indiretamente, deixa claro que, não é o que se fala, em tese, mas o que se pratica, que vai dizer a diferença entre os que pertencem a Deus e os que fazem parte do império das trevas, que é constituído pelo diabo e seus demônios, seguido pelos ímpios, os incrédulos e os ateus. Caim era do maligno, e isso deixa bem patente, por aquilo que ele praticou contra seu próprio irmão, Abel. Quem é de Deus, pratica o amor fraternal com o próximo, quem é do diabo faz o mal aos outros.
E MATOU A SEU IRMÃO. E POR QUE CAUSA O MATOU? Gênesis 4:8 fala sobre o fato em si, quando Caim toma a decisão maligna de tirar a vida do seu próprio irmão de sangue, demonstrando assim sua natureza malévola de seguir o mal e não o bem. Ele matou a seu irmão, porque pertencia ao diabo, foi tomado de inveja e ciúme, isso porque Abel servia a Deus. Caim, já em seu coração não servia a Deus é tanto que seu sacrifício não foi aceito perante o Senhor.
PORQUE SUAS OBRAS ERAM MÁS. Deus, que conhece o homem no seu mais íntimo, percebeu que no fundo, no fundo, Caim tinha seus propósitos voltados para as trevas e para o mal. E a sua obra maligna, de matar o seu irmão de sangue, foi a demonstração do que dominava sua alma. Ele recebeu o seu divido castigo por fazer a vontade do diabo.
E AS DE SEU IRMÃO JUSTAS. Abel era diferente do seu irmão Caim, e isso ficou demonstrado, pelo fato de que ele servia com fidelidade a vontade de Deus. O seu sacrifício foi prontamente aceito pelo Criador, porque suas intenções eram boas. Não será diferente com aqueles que servem a Deus com sinceridade e fidelidade.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
sábado, 21 de maio de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.