quarta-feira, 18 de maio de 2016

1 João 3:6-7

1 João 3:6-7 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
QUALQUER QUE PERMANECE NELE. Os próprios apóstolo viviam, talvez mais do que os cristãos comuns, sob grande pressão para negarem o nome de Cristo, é tanto que, eles quem foram primeiro perseguidos e mortos por amor a Cristo. A prova de que alguém realmente pertencia à igreja remida de Cristo, era justamente permanecer inabalável em sua fé, e mesmo tendo que sofrer perseguições, prisões injustas e até a morte, permanecer em Cristo. E “permanecer nele” é não negar a fé na obra redentora do Filho de Deus.

NÃO PECA. Essa expressão usada pelo escritor, não significa dizer que um servo de Cristo esteja blindado ao pecado, até porque quem vive ainda neste plano terreno desta vida, está sujeito a errar, desde a queda da raça humana que os seres humanos ficaram submissos as suas próprias falhas. O que o apóstolo esta tentando dizer é que, quem está em Cristo verdadeiramente, não tem prazer no pecado, se esforça o máximo para não errar, e procura com diligência evitar falhas em seus atos, palavras e pensamentos.

QUALQUER QUE PECA. João começa falando sobre este tema com duas palavras chaves, que são “pecado e iniquidade”. O pecado nos fala sobre “errar o alvo” mesmo tendo a intenção de acertar, de forma que, o pecado pode ser cometido de forma consciente ou involuntária ou ainda por ignorância. Já a iniquidade, nos fala sobre pecar deliberadamente por vontade e desejo, sobre estes reinam a força da desobediência e rebelião voluntária. Seja qual for á situação, qualquer que peca, está provando uma coisa, não o viu nem o conhece.

NÃO O VIU NEM O CONHECE. No período apostólico, e na escolha de Matias, o critério para que alguém fosse considerado apóstolo de Cristo, era ter visto pessoalmente a Cristo e conhece-lo bem durante o seu ministério. Muitos andavam se intitulando de apóstolo de Cristo, mas viviam na prática deliberada do pecado, por isso que o nosso escritor fez esse ataque aos falsos líderes do cristianismo primitivo. Ninguém tinha o direito de dizer que era de Cristo, ou que era um líder da igreja, se vivesse dominado pelo pecado.

FILHINHOS, NINGUÉM VOS ENGANE. João se dirige aos seus leitores de forma carinhosa, confirmando o que diz respeito à tradição do cristianismo, que afirma que, João era o apóstolo do amor. Já a frase “ninguém vos engane” dá a entender, conforme a frase anterior, que o autor está apontando em direção aqueles que se diziam ser líderes do cristianismo, mas que viviam pecando, e com seus ensinos, tentando enganar a igreja.

QUEM PRATICA A JUSTIÇA É JUSTO. O apóstolo aponta contradição entre aqueles que se diziam líderes do cristianismo, mas que, em seus atos demonstravam o inverso, porque eram enganadores. Agora, aponta em diferença dos que eram verdadeiros representantes de Cristo, daqueles que, pelas práticas provavam justamente o que falavam e confessavam.

ASSIM COMO ELE É JUSTO. Por fim, o teste final se dá pelo exemplo modelo a ser seguido. Simplesmente se apresentar como líder do cristianismo, não quer dizer que isso seja verdade. A prova mais evidente é ser imitador de Cristo Jesus, o exemple perfeito, daqueles que desejavam fazer a vontade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...