quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Romanos 2:10-11

Romanos 2:10-11 - Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego. Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
GLÓRIA, POREM, E HONRA. No versículo sete, tem uma mensagem um pouco parecida com esta que nós encontramos neste texto, e fala o seguinte: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção. É claro que o autor está falando a respeito de todos aqueles que haverão de herdar a vida eterna com Deus e com Cristo. Essa glória e essa honra, se traduz pelo novo e melhor estado em que os remidos receberão a partir do arrebatamento da igreja.

E PAZ A QUELQUER. Quem não for digno do repouso eterno vai ter que lidar com o sofrimento eterno nas chamas ardentes do inferno, onde não haverá descanso nem sossego eternamente. Mas os que entregaram suas vidas aos cuidados de Cristo ainda nesta dimensão da existência terrena, serão absorvidos pela verdadeira paz de espírito nas mansões celestiais, onde não haverá mais dor e nem pranto eternamente.

QUE PRATICA O BEM. Praticar o bem, neste caso, é agir sempre corretamente segundo a vontade de Deus. O ser humano não foi criado para ser dominado pelas forças do mau nem das trevas. O problema é que sempre existem forças negativas atuando na vida das pessoas para praticarem coisas erradas. Depois da queda da raça humana, o homem passou a ser influenciado negativamente para a prática do mal.

PRIMEIRAMENTE DO JUDEU. Apesar dos atos sucessivos de rebeliões, desobediências e apostasias, mas o povo de Israel sempre foi especial para Deus. Assim sendo, os primeiros que serão beneficiados na eternidade com Deus são os filhos de Israel. Os descendentes de Abrão, Isaque e Jacó fizeram parte da aliança de Deus com o seu povo, e conforme as profecias escatológicas, eles ainda se voltarão para o seu Deus.

E TAMBÉM DO GREGO. Quando Paulo fala sobre o grego, ele está falando sobre os gentios, especificamente sobre aqueles que de acordo com a nova aliança da graça de Deus, agora fazem parte da igreja remida de Cristo Jesus. Com a rejeição do Messias de Deus pelos judeus, a porta da graça se abriu para os gentios, e em termos numéricos, os gentios convertidos ao cristianismo são muito maior do que os judeus.

PORQUE, PARA DEUS. Com a implantação da nova dispensação da graça de Deus sobre todas as nações do mundo, agora, não importa a nacionalidade de uma pessoa, o mais valioso é reconhecer que o Cristo de Deus já realizou a perfeita obra de redenção dos seus escolhidos. A vinda do Messias de Deus para fazer a expiação dos pecados da humanidade tirou o exclusivismo, porque agora Cristo é o único Redentor.

NÃO HÁ ACEPÇÃO DE PESSOAS. Ao falar sobre “acepção de Pessoas” o escritor está se referindo a parcialidade no julgamento ou favorecimento de alguém por parte do juiz. No caso de Deus, não há acepção de pessoas, porque diante da justiça divina todos são tratados de maneira justa, conforme a obra de cada um. Neste caso, não importa se alguém é judeu ou gentio, porque o que conta é ser digno e merecedor da vida eterna, da salvação e do repouso eterno, que está na pessoa bendita de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...