segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Romanos 2:16

Romanos 2:16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
NO DIA. Este dia pode ser visto como terrível por uma grande parte da humanidade, mas também deve ser visto pela igreja como um dia de glorificação. Tudo já está agendado no cronograma das realizações de Deus, conforme o desenrolar dos fatos escatológicos já tem determinado. E que esta mensagem que temos neste versículo do Novo Testamento sirva de alerta para os filhos dos homens, no sentido de avisar aos moradores da terra, sobre os fatos determinados pelo Criador de todas as coisas.

EM QUE DEUS. O grande, Todo-poderoso, governante universal, aquele que é tratado como o Deus de Israel, mas que também é adorado pela igreja de Cristo e conhecido por todos é quem centraliza sua potencialidade, no final de todas as coisas. Este é o Deus soberano e supremo, a quem todos devem prestar contas no tempo próprio determinado por ele, porque é a juiz dos vivos e também dos mortos.

HÁ DE JULGAR. Neste capítulo dois de Romanos, Paulo fala sobre alguns dos princípios do julgamento imparcial e justo de Deus sobre todos os filhos dos homens. Porem, um estudo criterioso sobre o assunto nos mostra que existem muito mais regras a serem cumpridas no julgamento do grande Deus, como sendo o julgamento mais justo e completo que se possa imaginar, até porque Deus é a verdade em essência.

OS SEGREDOS. Eclesiastes 12:14 - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Ninguém tem como escapar deste dia, em que todos os segredos dos filhos dos homens serão expostos diante de Deus.

DOS HOMENS. Aqui na terra, aqueles que possuem muitos recursos financeiros e são influentes diante das autoridades constituídas burlam as leis e sendo culpados se safam como inocentes, bem como os pobres e excluídos da sociedade são condenados, mesmo sendo inocentes, porque em muitos casos, a justiça se torna injustiça, quando o direito é distorcido. Mas diante da justiça de Deus o juízo é reto.

POR JESUS CRISTO. João 5:22-23 - E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo. Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Essa declaração do Novo Testamento nos ensina da grandeza de Cristo, o Filho de Deus, bem como nos fala da forma com que o Pai exaltou seu Filho Jesus, lhe dando o direito de ser também juiz dos vivos e dos mortos.

SEGUNDO O MEU EVANGELHO. Cristo pregou o evangelho que provocaria uma profunda reforma no judaísmo, os apóstolos de Jerusalém pregaram o evangelho de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Mas Paulo, juntamente com seus amigos de ministério pregaram o evangelho pleno, que deu desenvoltura e sustentabilidade ao cristianismo na terra. Não que o evangelho fosse uma ideologia ou teologia própria de Paulo, até porque, o que Paulo pregava era pura revelação do Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...