terça-feira, 11 de setembro de 2018

Romanos 2:9

Romanos 2:9 - Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego.
TRIBULAÇÃO. Paulo está se referindo a recompensa que os incrédulos irão receber após a morte física, porque o juízo começa após a morte, segue-se ao juízo, mas principalmente depois do julgamento do grande trono branco. As tribulações que os seres humanos têm que enfrentar durante esta peregrinação na terra, não dá para se comparar com os terrores na existência daqueles que partem desta para o próxima, sem esperança de vida com Cristo. As pessoas não atentam para esta realidade.

E ANGUSTIA. A própria psicologia afirma que a tristeza é um sentimento da alma e não do corpo, diante de um problema insolúvel. Todos tem nesta vida presente a oportunidade de Crer na obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. No entanto, os perdidos só perceberão os prejuízos de terem rejeitado a Cristo, quando estiverem a angustia eterna, o que será tarde demais.

SOBRE A ALMA. A alma de todos os seres humanos é imortal, como neste tempo futuro todos já não estarão mais no corpo físico, porque Paulo fala do tempo após a morte biológica, então os efeitos da incredulidade e do pecado serão sentidos na alma. Neste caso, o autor fala da alma como sendo o ser humano essencial, este corpo físico é transitório, mas a alma, como unidade espiritual do homem é eterna e imortal.

DO HOMEM. O apóstolo fala do homem como representante da raça humana, mas diz respeito às mulheres também. Não se sabe o número exato de seres humanos que já passaram pelo planeta terra, hoje se tem uma noção de quantos existem, mas também não se sabe quantos ainda haverão de nascer. Mas cada um de forma individual serão julgados e receberão um destino eterno conforme as suas obras determinam.

QUE FAZ O MAL. Paulo se reporta a toda forma de erro que os filhos dos homens praticam durante sua existência sobre a terra. Existe o mal que se pratica contra o próximo, existe o mal que se faz contra si mesmo, que é pecar contra sua própria alma, e existe o mal que se pratica contra Cristo, deixando de acreditar em tudo que ele fez e realizou em prol da humanidade. Tudo de errado que o ser humano faz na terra terá um peso eterno para o destino de sua alma, no que diz respeito à eternidade.

PRIMEIRAMENTE DO JUDEU. Por que primeiramente o judeu? Porque primeiro Deus fez sua aliança com os filhos de Abraão, Isaque e Israel, eles que receberam de Deus, por intermédio de Moisés, a oportunidade de viveram para Deus e com Deus. Além de que Deus enviou o seu Messias para os judeus, e o que eles fizeram? Rejeitaram ao Filho de Deus. Israel teve prejuízos incalculáveis por terem rejeitado a Cristo Jesus.

E TAMBÉM DO GREGO. Antes da vinda de Cristo, as demais nações do mundo, nem se importavam com Deus, não adoravam nem serviam ao único Deus verdadeiro, mas sim as suas falsas divindades e santos, o que é a depravação da idolatria, que é abominável perante Deus. Com a vinda do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, então os gentios tem tido a oportunidade de aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador, e quem assim não fizer, não será diferente dos judeus que rejeitaram a Cristo Jesus, único Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...