quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Romanos 2:4

Romanos 2:4 - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?
OU DESPREZAS TU. Nos textos anteriores, o escritor vinha falando a respeito daqueles que julgavam aos outros, mesmo estando na mesmo situação, até porque o mundo sem Cristo se encontra absolutamente em estado de rebelião universal. Os que julgavam e condenavam os outros, supostamente os judeus, desprezavam os benefícios de Deus em favor da humanidade, por meio da obra de redenção realizada pelo Redentor da humanidade, Cristo Jesus, o Salvador de todos os povos, os gentios.

AS RIQUEZAS DA SUA BENIGNIDADE. Essas riquezas sobre as quais Paulo fala, dizem respeito a tudo de positivo que Deus tem para os filhos dos homens, por meio de sua benignidade infinita. A benignidade de Deus fala a respeito de seus sentimentos em fazer o bem sempre aos filhos dos homens, sem levar em conta o quanto são fracos e falhos em seus atos, palavras e pensamentos. Deus é o bem em essência, sempre.

E PACIÊNCIA. Os próprios judeus estavam desfrutando da paciência de Deus, quando na realidade antes da vinda de Cristo já deveriam ser destruídos. A rejeição do Messias de Deus pelo povo de Israel, sem que Deus destruísse aquela nação foi mais uma demonstração da paciência divina. A vinda de Cristo para salvar a humanidade foi o mais puro ato de paciência de Deus, quando os filhos dos homens não mereciam.

E LONGANIMIDADE. Este sentimento que parte do coração de Deus representa seus atos de contenção da sua ira, quando na realidade os filhos dos homens mereciam de fato a sua repreensão e castigo. A propiciação realizada pelo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, gerou no Pai a sua paz com os filhos dos homens. A longanimidade de Deus pode ser vista em seu amor, bondade, misericórdia e perdão. Se não fosse essa longanimidade no coração de Deus, tudo já teria sido destruído.

IGNORANDO QUE A BONDADE. No caso dos judeus, eles auto se justificavam pelas obras da lei, e com isso se gabavam de serem os filhos de Abraão, Isaque e Jacá. Por isso que o povo judeu se afastou do verdadeiro sentimento de dependência à Deus, porque confiavam de si mesmo que eram capazes de adquirir por méritos pessoas a amizade de Deus. Os cativeiros assírio e babilônico mostravam que eles fracassaram.

DE DEUS. Tudo depende de Deus em Cristo Jesus. Romanos 3:24-26 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Cristo é a manifestação desta bondade.

TE LEVA AO ARREPENDIMENTO? O homem não pode nem deve pensar que tem condições de sozinha retornar a perfeita comunhão com Deus. Por isso que o evangelho declara que, Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. A obra de retorno do homem a Deus passa pelo verdadeiro arrependimento, que por sua vez é provocado pelo Espírito Santo, Ele que convence o homem do seu pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...