sábado, 8 de setembro de 2018

Romanos 2:5

Romanos 2:5 - Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus.
MAS, SEGUNDO. O alerta da parte de Paulo continua, no sentido de acordar os seus leitores e a tantos quanto tomam conhecimento destas verdades, no sentido de mudança de atitudes. O que se prescreve, segundo o evangelho de Cristo é o pleno exercício da fé em Cristo, que produz um verdadeiro arrependimento, que gera o novo nascimento, como primeiro passo da regeneração espiritual. O homem precisa saber que tem grande responsabilidade com o destino eterno de sua própria alma.

A TUA DUREZA. Paulo deixa transparecer que o homem natural, tem consciência da sua incredulidade, que desobedece aos mandamentos de Deus por querer se manter na indiferença com as verdades do evangelho. Desde a queda da raça humana, que a síndrome do pecado tem dominado os seres humanos de tal maneira que a rebelião consciente é o que tem prevalecido. O homem deliberadamente se mantem alienado.

E TEU CORAÇÃO IMPENITENTE. Neste caso, quando o autor fala do coração do homem, ele está tratando do ser essencial dos seres humanos. A grande maioria vive inteiramente para o mundanismo, sendo guiados inteiramente pelos prazeres desta vida terrena, sendo programados para só acreditarem naquilo que os seus sentidos físicos os direcionam a crer. O coração do homem natural, não se volta para Deus.

ENTESOURAS IRA. Esse é o resultado de uma vida terrena voltada para as coisas deste mundo enganador, em que vai lentamente enchendo a medida da ira e do furor de Deus. Quem é espiritual percebe que o homem sem Deus, não dá nenhuma importância às coisas que são do reino de Deus, O que levará aos ateus a condenação eterna. O Juiz dos vivos e dos mortos vai pedir conta das obras dos filhos dos homens. Aproveitam-se da bondade de Deus no tempo presente, mas não será assim sempre.

PARA TI NO DIA DA IRA. Vai chegar o dia do acerto de contas, em que todos irão comparecer ante o Juiz dos vivos e dos mortos, em que o grande Deus vai julgar os filhos dos homens conforme as suas obras. Este dia da ira fala da vingança que haverá contra os que deram as costas para Deus, não aceitando a obra perfeita de redenção que o Filho de Deus realizou em prol dos homens perdidos deste mundo.

E DA MANIFESTAÇÃO. Nos dias de hoje, os filhos dos homens tem a oportunidade de se arrependerem dos seus erros e pecados, se voltarem para Deus de todo seu coração, mas preferem se manter na apostasia contra os planos do Deus Criador. Porem, Deus tem determinado um dia em que todos serão postos diante da justiça divina, a fim de um acerto de contas. Neste caso, não haverá como o homem fugir.

DO JUÍZO DE DEUS. Depois da morte, segue-se o juízo. Portanto, a partir do momento da morte física, já começa a cobrança contra os incrédulos, porque segundo a palavra de Deus serão lançados no hades, lugar de sofrimento e tormento. Por fim, todos os que não aceitaram a Cristo como Salvador, serão julgados perante o grande trono branco, e segundo as suas obras maléficas, serão lançados no inferno, o que é a segunda morte, ou morte eterna. Todo ser humano deveria atentar para tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...