quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Romanos 2:15

Romanos 2:15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.
OS QUAIS. Este versículo testifica mais claramente que Deus, por meio do seu Santo Espírito imprime sua vontade na alma dos seres humanos, mesmo que estes não vivam na prática nem o judaísmo, nem o cristianismo. O escritor fala no início de sua mensagem sobre aqueles que não conheciam a lei escrita do judaísmo, nem muito menos as doutrinas cristãs, porque em sua época, a palavra de Des ainda não havia chegado a todos os recantos do mundo, o que nos dias de hoje pode ser diferente.

MOSTRAM A OBRA DA LEI. Como Paulo está de fato direcionando suas palavras aos judeus, que ainda não haviam se convertido ao verdadeiro cristianismo, mas que faziam parte das sinagogas judaicas em Roma, ou que frequentavam as reuniões da igreja cristã da capital do império. Ele fala aos seus leitores que mesmo quem não era prosélito da legislação de Moisés, mas, Deus também atuava na vida de tais pessoas.

ESCRITA EM SEUS CORAÇÕES. A tão conhecida legislação de Moisés, ou aquela parte que veio diretamente de Deus para o seu povo, como sendo os dez mandamentos, primeiro foi escrita em taboas de pedras, depois no rolo do livro. Mas no caso daqueles que não conheciam os mandamentos por escrito, como os filhos de Israel, o próprio Deus era quem imprimia em seus corações suas leis próprias, na alma.

TESTIFICANDO JUNTAMENTE A SUA CONSCIÊNCIA. Quando se fala sobre coração, consciência e pensamento está se falando do mais íntimo do ser humano, que é justamente a sua alma, ou o seu ser essencial. E falar sobre a consciência do homem é efetivamente falar do seu ser racional, intelectual e inteligência, coisas estas dadas por Deus a todos os filhos dos homens. Por isso que todos os filhos dos homens são conhecedores dos desígnios de Deus, principalmente naquilo que é o certo ou errado.

E OS SEUS PENSAMENTOS. O escritor fala nesta sua colocação das vontades e de tudo aquilo que rege a vida dos filhos dos homens. Ainda que indiretamente, Paulo também expõe sobre o livre arbítrio dos seres humanos, em que com seu coração, com sua consciência e pelos seus pensamentos, o ser humano faz a escolha do que quer seguir para sua vida e destino. O homem escolhe livremente o certo ou o errado.

QUER ACUSANDO-OS. O que o apóstolo dos gentios está falando é sobre as leis universais e naturais de Deus impressas nos corações, nas mentes e nos pensamentos de todos aqueles que vivem sobre a terra. Por tudo isto é que ninguém que pratica o que é errado será tido por inocente diante do grande dia do julgamento de Deus. O ser humano normal tem consciência dos seus próprios erros, porque a consciência acusa.

QUER DEFENDENDO-OS. Há uma lei misteriosa que atua no mais íntimo dos seres humanos que provoca bem estar quando tais pessoas fazem o bem ou o que é certo. Como também existem as leis sociais que aprovam as ações corretas dos seres humanos sociáveis. Se alguém erra, sua consciência lhe condena, mas se alguém acerta e faz o que é aprovado por Deus, sua consciência lhe assegura a felicidade e a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...