sábado, 15 de setembro de 2018

Romanos 2:12

Romanos 2:12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
PORQUE TODOS. Na realidade, maior é a responsabilidade daqueles que conhecem a palavra da verdade, que é a palavra de Deus. No entanto, pelo fato de um bárbaro não conhecer as Santas Escrituras, isso não significa dizer que ele vai escapar do julgamento da justiça divina. Todos aqueles que viveram conscientemente sobre a terra, receberam de alguma maneira o conhecimento de Deus, até porque as próprias coisas criadas falam e dão testemunho de um grande Deus, que é o Criador de todas as coisas. O Espírito Santo fala com os seres humanos.

OS QUE SEM LEI. Certamente o escritor fala sobre a lei de Moisés, bem como sobre o evangelho de Cristo que fala tudo sobre a nova dispensação da graça de Deus para com a humanidade, por meio de Cristo Jesus. Quem viveu antes da legislação de Moisés, sob o domínio da desobediência cósmica e universal, serão julgados pela lei da consciência, e pelas próprias leis naturais. O ser humano é inteligente e sabe o que é certo e o que é errado.

PECARAM. Sempre existiram as leis naturais e as leis morais, que as próprias sociedades estabelecem como padrão de ética. Para cada época, no seu próprio tempo, Deus sempre imprimiu na consciência dos seres humanos suas leis, mesmo que não fossem de tinta e papel, como a legislação de Moisés, ou o evangelho de Cristo. Desta forma, a transgressão de tais leis, implica em pecado contra Deus, e contra o próximo também.

SEM LEI TAMBÉM PERECERÃO. Alguém pode dizer no dia do seu julgamento perante a justiça divina: Eu vivi antes da lei de Moisés, portanto, não posso ser julgado pela lei de Moisés. Ou nos dias de hoje, alguém reclamar que não conhece o evangelho. Porem, mesmo assim, quem não conheceu a lei de Moisés nem o evangelho de Cristo, mas tem a própria sabedoria e inteligência dadas por Deus para saber o que é certo e o que é errado. Assim sendo, a justiça divina será imparcial na condenação dos incrédulos e ateus, bem como dos desobedientes.

E TODOS OS QUE SOB A LEI PECARAM. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios se reporta sobre aqueles que viveram durante o período da velha dispensação, principalmente os judeus que receberam da parte de Deus uma legislação completa, por meio de Moisés, para então executarem a vontade de Deus. Além de que, todas as demais nações do mundo daquela época tomaram conhecimento do que Deus fez por Israel, e a lei de Moisés se tornou conhecida.

PELA LEI. Desta forma, se as demais nações do mundo tivessem optado em seguir as leis de Deus, daquela mesma época, poderiam assim como os judeus, seguirem a legislação de Moisés. A lei foi para sua época, o que o evangelho é hoje para a humanidade, ninguém tem desculpa de dizer que não teve conhecimento das boas novas sobre Cristo. Todavia, o peso maior recai sobre os judeus, que conhecendo a lei, deixaram ao Senhor, desobedecendo a sua vontade.

SERÃO JULGADOS. Mas, como Paulo dirige este capítulo de sua carta diretamente para os judeus, então, se olha diretamente para os filhos de Israel, que teve a oportunidade de ouro de servir com plena obediência ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A mesma lei de Moisés vai entrar em evidência no dia do juízo de Deus, pois por ela os judeus serão julgados em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...