segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Romanos 2:8

Romanos 2:8 – Mas, a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade.
MAS, A INDIGNAÇÃO. No versículo anterior, o escritor havia dito que Deus recompensará com a vida eterna e todas as suas preciosas promessas, aos seus escolhidos. Neste versículo, Paulo fala do outro lado das coisas. Se todos os seres humanos dessem crédito a estas verdades, não haveria prejuízo para nenhum dos filhos dos homens. O problema é que o homem natural não acredita que na sua vida futura haverá de acontecer tudo que a palavra de Deus anuncia para a humanidade.

E A IRA. Tanto a indignação quanto a ira já estão reservada para os rebeldes, contra todos aqueles que fecham seus ouvidos as verdades do evangelho de Cristo. A palavra de Deus afirma que o Senhor é um fogo consumidor (Hebreus 12:29) e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10:31). Como nesta existência terrena as pessoas só desfrutam dos benefícios de Deus, então acham que será sempre assim.

AOS QUE SÃO CONTENCIOSOS. Essa expressão usada pelo apóstolo dos gentios fala daquelas pessoas que se deixam dominar completamente pelo egoísmo pessoal, ao ponto de acharem que são donas de si mesmo, e que não dependem de mais nada, nem do próprio Deus que o criou. O egocentrismo ou egolatria é um sentimento humano que destrói as finalidades para as quais todos os homens foram criados.

DESOBEDIENTES. Tudo isso teve começo quando da rebelião do diabo com os seus demônios contra o Criador de todas as coisas. Já no tocante aos filhos dos homens, já no Jardim do Éden, quando o representante de todos os seres humanos caiu, e com ele todos caíram também, que o pecado passou a dominar a vida dos habitantes da terra. Ateísmo, rebelião, alienação é que tem prevalecido na quase totalidade da vida dos que passam pela terra. As consequências tem sido terríveis e serão piores ainda.

À VERDADE. Podemos descrever em ressumo que esta verdade diz respeito a tudo que faz parte dos planos de Deus sobre a humanidade. Esta mesma verdade era o mandamento de Deus ao nobre casal Adão e Eva, em que eles não deveriam comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. Esta mesma verdade ainda pode ser descrita nos dias de hoje, como sendo o evangelho das boas novas de Cristo Jesus.

E OBEDIENTES. A experiência humana mostra que, se chegarmos e dermos um bom conselho a uma determinada pessoa para o que é bom e correto, simplesmente esta pessoa vai desprezar o nosso bom conselho. Mas, se alguém que segue o mal, chegar e der o conselho negativo a esta mesma pessoa, tal conselho errado será facilmente seguido pelo ouvinte. Isso porque a síndrome do pecado domina os seres humanos.

A INIQUIDADE. O evangelho diz que iniquidade é pecado e que, quem comete pecado pratica a iniquidade. O que Paulo termina dizendo no final deste versículo é que o homem natural tem a tendência a seguir o que é reprovado pela verdade de Deus. Podemos descrever a iniquidade citada pelo apóstolo dos gentios neste texto, como sendo uma corrente que prende o homem sem Deus aos seus próprios pecados. Por isso que Jesus falou que quem comete pecado é escravo do pecado, e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...