segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Romanos 2:2

Romanos 2:2 - E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E BEM SABEMOS QUE. Certamente que Paulo estava escrevendo para quem de fato tinha pleno conhecimento do que ele estava tratando nesta parte de sua carta. Poderia até ser para o líder atual da igreja cristã de Roma, bem como para um determinado tipo de pessoa que representava a nação dos judeus. Mas, quando o próprio Paulo se inclui no que ele está expondo é que na verdade, ele era um profundo conhecedor dos mistérios de Deus, principalmente sobre a justiça divina.

O JUÍZO. A própria igreja passara pelo julgamento de Cristo 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Bem como todos os filhos dos homens Eclesiastes 12:14 - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Isso é dado por certo.

DE DEUS. Isaías 5:16 - Porém o Senhor dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça. No tempo presente o juízo de Deus é temperado com a misericórdia com o amor e com a graça, caso contrário, seriamos todos os moradores da terra consumidos. Mas no dia do juízo final, contra os ímpios, o juízo de Deus será sem misericórdia. Agora, a bondade, depois da morte, segue se o juízo.

É SEGUNDO. No caso dos julgamentos meramente humanos, que acontecem nos tribunais de justiça dos filhos dos homens, tais julgamentos são absolutamente parciais, uma vez que os autos das provas são passíveis de erros, até porque os homens não tem como conhecerem toda a verdade dos fatos. Porem, o julgamento de Deus segue outros parâmetros de comprovação, que é segundo a verdade verdadeira.

A VERDADE. Essa verdade do juízo de Deus nos fala de tudo que representa a realidade dos fatos, bem como a transparência absoluta do que é de verdade. Deus é Onipresente, Ele está presente em todos os lugares, e com isso tem o saber completo da verdade, bem como Ele é Onisciente, Ele conhece todas as coisas. Além de que Deus é a luz no seu mais alto grau de verdade, e como Ele é a própria verdade em essência é que seu julgamento é completamente imparcial. Deus é o reto juiz de todos.

SOBRE OS QUE. Não há dúvida que os leitores destas informações dadas pelo apóstolo dos gentios devem ter refletido bem sobre estas verdades, seja um indivíduo, sejam os judeus como nação, ou quem quer que seja. Mais sedo ou mais tarde, todos haverão de chegar diante do juiz dos vivos e dos mortos para serem julgados conforme o que tiver feito durante toda a sua vida na terra, ou bem ou mau. E isso é muito sério.

TAIS COISAS FAZEM. A mensagem deste versículo chama a responsabilidade de todos os seres humanos no que diz respeito ao que se faz durante esta vida terrena. Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. A lei da colheita, conforme a semeadura é uma realidade, que os filhos dos homens aceitem ou não. Percebe-se a responsabilidade muito maior daqueles que vivem julgando a vida dos outros pela aparência simplesmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...