segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Romanos 2:14

Romanos 2:14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei.
PORQUE QUANDO OS GENTIOS. Certamente que o escritor fala daquelas pessoas ou povos que na sua época nem seguiam o tradicional judaísmo, nem muito menos o mais novo cristianismo, que se tornou a religião da igreja remida. Na época da antiga dispensação, somente o povo de Israel procurou de alguma forma seguir a lei de Moisés, o que não durou muito tempo. Já no que diz respeito à nova religião de Cristo, o cristianismo estava em seus começos, aos poucos sendo conhecido no mundo.

QUE NÃO TEM LEI. Sempre existiram aqueles povos de culturas mais rudimentares, em que por diversos motivos não chegaram ao conhecimento das alianças de Deus, o que o Novo Testamento chama de povos bárbaros, ignorantes do saber, sem desenvolvimento cultural e religioso. Estes povos, não viviam de acordo com a palavra de Deus, até porque os judeus não fizeram missões transculturais com o judaísmo.

FAZEM NATURALMENTE. Podemos afirmar que desde o início da história da humanidade passando por todas as eras que Deus pelo seu Santo Espírito sempre manteve contato com suas criaturas, e isso de maneira misteriosa, imprimindo seus planos na alma dos seres humanos. É bom lembrar que o homem foi criado conforme a imagem e semelhança de Deus, portanto, o homem não é totalmente mal em si.

AS COISAS QUE SÃO DA LEI. No caso da lei de Deus para Israel, ou seja, os dez mandamentos, há quem diga que eles estão inseridos em uma lei universal em que o Criador imprime na alma de todos aqueles que vêm ao planeta terra, como regras universais de convivência entre todos os povos. Se não fossem essas leis de convivência entre as pessoas, com certeza todos os povos já teriam auto se destruídos. Os religiosos é que tentam monopolizar a Deus, mas ele governa sobre todos e tudo.

NÃO TENDO ELES LEI. A título de hoje, dificilmente existem comunidades em que os efeitos da civilização não tenham chegado, até porque a globalização é um fenômeno que torna o planeta terra pequeno. Mas na época em que Paulo escreveu esta sua carta, não há dúvida que existiam povos mais distantes dos centros urbanos que não tinham contatos com o judaísmo, nem também com o evangelho de Cristo.

PARA SI MESMOS. É provável que o apóstolo dos gentios esteja falando das coisas que Deus sempre colocou na mente de suas criaturas, como bons costumes e tradições éticas para a vida em sociedade entre os povos e raças. No caso de nosso país, quando se fala de pessoas isoladas da sociedade moderna, se pensa nos indígenas. Se é que ainda existem, eles criam as suas próprias culturas de convivência entre si mesmo.

SÃO LEIS. É como se Paulo perguntasse: Eles serão julgados pela lei de Moisés, pelas doutrinas cristãs ou pelas suas próprias tradições? A resposta é obvia, eles nem serão julgados pela lei de Moisés, nem pelas doutrinas cristãs, até porque não conhecem, mas serão julgados pelas suas próprias tradições e costumes, principalmente pela forma como Deus trabalha na consciência de todos os filhos dos homens, ensinando o que é o censo do certo e do errado. As leis universais de Deus estão em toda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...