segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tiago 3:8-9

Tiago 3:8-9 – Mas, nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
MAS, NENHUM HOMEM PODE DOMAR A LÍNGUA. Nos textos anteriores o escritor demonstra aos seus leitores que o homem recebeu da parte de Deus o privilégio de participar da administração do governo da terra, e com isso ele tem o poder de domar e dominar os mais ferozes animais da natureza e dos mares também. Recebeu igualmente da parte do Criador o livre arbítrio para controlar as suas ações, porem tem demonstrado falta de controle sobre as suas faculdades da fala e da voz.

É UM MAL QUE. A língua é chamada de um mal incontrolável pelo próprio homem, que deveria ter controle sobre o que diz e o que fala para o seu próximo. Percebe-se que até mesmo as pregações ditas da “palavra de Deus” estão carregadas de segundas intenções, porque na sua grande maioria são para, de maneira subliminar defenderem interesses pessoas ou de grupos e sistemas religiosos, que mais representam impérios dos humanos, do que o reino de Deus. Infelizmente esta é uma dura realidade.

NÃO SE PODE REFREAR. O homem doma e exerce controle sobre os animais mais ferozes da natureza, governa sobre grandes nações, dirige enormes impérios e empresas econômicas, manipula imensos complexos de modernos sistemas computadorizados, pilota grandes aviões e gigantescos navios de cargas. Mas, não tem a capacidade de ter controle sobre suas palavras, por isso que, os discursos ou pregações tem sidos modulados pela malícia e pelo engano dos mentirosos.

ESTÁ CHEIA DE PEÇONHA MORTAL. Anteriormente o escritor declara que a língua está inflamada pelos poderes do inferno, e agora, ele afirma que ela é igual a uma serpente venenosa, que fica a espreita de suas vítimas para lhes tirar a vida. Na queda da raça humana, satanás usou uma serpente para enganar o homem e o fazer se afastar do seu Criador, e na história religiosa da humanidade não é diferente, no que tange a língua, o inimigo usa a faculdade da fala do homem para o mesmo fim.

COM ELA BENDIZEMOS A DEUS PAI. Nesta parte, o autor se dirige aos pregadores e ensinadores da palavra de Deus e aos seguidores de Cristo de um modo geral, que usam da sua voz para glorificarem, honrarem e bendizerem ao Deus Criador. Essa é a forma mais correta de se utilizar da faculdade da fala, para pregar o verdadeiro evangelho de Cristo, falar bem das pessoas para contribuir para a edificação de vidas e além do mais anunciar as virtudes do nosso Deus e Pai, ele que deve ser glorificado.

E COM ELA AMALDIÇOAMOS OS HOMENS. Por outro lado, os homens ímpios e incrédulos utilizam-se da sua fala para mentirem contra o seu próximo, para denegrirem a imagem alheia e enganarem o seu semelhante em todo tipo de negócio. Além dos falsos testemunhos que são inventados para destruir a reputação do outro.

FEITOS À SEMELHANÇA DE DEUS. Em linhas gerais, não há respeito de um ser humano para com o seu próximo. Quando na verdade deveria haver consideração de uns para com os outros, até porque o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...