quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tiago 5:3

Tiago 5:3 - O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
O VOSSO OURO. Certamente, o autor está se dirigindo aos mais ricos e poderosos da sociedade, a todos aqueles que adquirem suas possessões matérias de forma injusta, por meio do engano, do roubo e da barganha. Na época, quem juntava ou comercializava com este tipo de minério eram os mais ricos da sociedade, tais como: Os fazendeiros e latifundiários, as altas autoridades do governo, grandes comerciantes, e todos aqueles que faziam parte da elite da alta sociedade e da burguesia.

E A VOSSA PRATA. Neste caso, é bem provável que o escritor se refira à classe média de sua época, que também eram pessoas importantes da sociedade e que também colocavam sua confiança nas riquezas materiais. Os mais ricos e os de classe media não eram diferentes, nem um nem outro eram melhores do que o outro, porque estavam todos em uma mesma condição perante os olhos de Deus. O Senhor criou o homem para buscar o seu reino, e não para ser enganado pelas coisas matérias desta vida.

SE ENFERRUJARAM. Percebe-se que o apóstolo era radicalmente contra o homem dar prioridade as riquezas matérias, é tanto que, ele usa boa parte do seu material para combater os ricos opressores e a confiança depositada nas coisas matérias. O autor usa de uma figura de linguagem típica de sua época para representar o quanto as coisas matérias deste mundo são vulneráveis diante dos olhos de Deus. O homem por mais rico que seja, diante de Deus, ele é igual ou pior do que qualquer outro.

E A SUA FERRUGEM DARÁ TESTEMUNHO CONTRA VÓS. Continua o escritor com sua metáfora alegórica para advertir os seus leitores sobre o perigo de se colocar as riquezas matérias acima das coisas do reino dos céus. A mensagem do evangelho afirma que o dinheiro é a raiz de todos os males, com isso, a mensagem é bem clara de que, por causa do amor ao dinheiro é que as pessoas na sua grande maioria desprezam as coisas de Deus em busca de coisas matérias que são passageiras e transitórias.

E COMERÁ COMO FOGO A VOSSA CARNE. O simbolismo usado pelo autor nos ensina sobre o juízo que cairá sobre aqueles que deixam de esperar em Deus e nas suas providências para confiarem nas riquezas matérias. A carne, neste caso, representa a própria pessoa em essência que sofrerá os danos da condenação eterna nas chamas do inferno, e isso porque fez das coisas matérias seu deus e não exerceu fé no Criador.

ENTESOURASTES. O homem natural e materialista gasta toda a sua vida e energias para um só objetivo que é ajuntar tesouros na terra, ou seja, se tornar bem de vida economicamente falando. No entanto, tudo que os ricos conseguem juntar, não lhes servirá para a vida futura na eternidade, senão para lhes prejudicarem perante Deus.

PARA OS ÚLTIMOS DIAS. Jesus deixou o seu bom conselho para todos: Mateus 6:19-20 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...