segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Tiago 4:5-6

Tiago 4:5-6 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
OU CUIDAIS VÓS QUE EM VÃO DIZ A ESCRITURA. Não se sabe ao certo a que Escritura se refere o apóstolo, até porque não há paralelo deste texto em nenhuma parte do Velho Testamento. Mas, os comentaristas afirmam de que o autor pode estar se referindo a alguma literatura religiosa avulsa que não foi preservada pelas tradições religiosa dos judeus. Neste tempo, quando um escritor desejava dar um tom de autoridade aos seus escritos, ele fazia suas citações, chamando-as de Escritura.

O ESPÍRITO. A palavra “Espírito” começa com letra maiúscula, o que representa e destaca como sendo o Espírito Santo de Deus. É ele que cuida em trazer o pecador aos pés de Cristo, por meio do novo nascimento e da regeneração espiritual, porque é ele quem proporciona o novo nascimento (João 3:5), bem como produz a regeneração necessária para que alguém seja uma nova criatura em Cristo Jesus. Por fim, É ele que guia o discípulo de Cristo em fazer a vontade de Deus pelo evangelho (João 16:14).

QUE EM VÓS HABITA. Na antiga dispensação, o Espírito de Deus era dado a determinadas pessoas para cumprirem missões específicas a serviço do reino de Deus. Mas, na nova dispensação da graça, este mesmo Espírito é dado abundantemente a todos àqueles que nascem de novo pelo processo da regeneração espiritual e passa a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. O Espírito de Deus visita o não convertido para convencê-lo, mas ele habita dentro dos seguidores de Cristo permanentemente.

TEM CIÚMES? Cristo veio na plenitude dos tempos e cumpriu sua missão redentora em prol de sua querida igreja, ele foi morto em prol dos remidos e ressuscitou e subiu aos céus para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas. Mas ele enviou o Espírito Santo para cuidar da sua igreja. Portanto, ele cuida, guia, protege e com muito amor tem ciúme de todos os filhos de Deus, razão porque ele faz de tudo para levar os discípulos de Cristo a trilharem os mesmos passos do grande Mestre Jesus Cristo.

ANTES, ELE DÁ MAIOR GRAÇA. Entre tantas funções do Paráclito Divino, como guiar, consolar, interceder ele também leva diante do trono de Deus os bons frutos que cada um dar para o reino de Deus, e isso, faz com que o servo fiel, ache cada vez mais graça diante do coração do Pai. Quem faz a vontade de Deus é um canal receptível dos dons celestiais, porque o Espírito Santo o capacita cada vez mais com os dons.

PORTANTO DIZ: DEUS RESISTE AOS SOBERBOS. Isto é fato, e Cristo deu provas cabais desta verdade, quando ele próprio sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas se humilhou a si mesmo, tomando a forma de servo, e fazendo-se semelhante aos homens. Os soberbos, orgulhosos são abominações diante de Deus.

MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES. O coração do Pai está aberto para os humildes e suas mãos estendidas para abençoá-los. Quem quiser conquistar a graça de Deus de forma abundante viva na simplicidade. E esta humildade e simplicidade significa dependência de Deus em tudo. É o ser humano reconhecer que Deus é que é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...