terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Tiago. 4:17

Tiago. 4:17 – Portanto, aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
PORTANTO, AQUELE, POIS. Não se sabe ao certo se o apóstolo tinha em mente, um líder específico ou ele esta se referindo ao modo genérico de se expressar. É mais provável que ele esteja direcionando sua exortação, pensando em algum líder das sinagogas judaicas ou até mesmo um ministro do evangelho, de sua época. A expressão “portanto” usada neste texto pelo autor, é um indicativo de que ele tenta separar este pequeno versículo da secção a que vinha escrevendo, no entanto, não pode desvincular dos assuntos que ele vinha abordando em sua polêmica epístola.

QUE SABE FAZER. Tiago não pode estar se referindo aos seguidores comuns do judaísmo nem tão pouco aos gentios leigos, convertidos do paganismo ao cristianismo. Mas, podemos conjecturar que ele se dirige aqueles que estavam em posição de destaque perante a comunidade religiosa. Os líderes das religiões são conhecedores das verdades escriturísticas, de tal modo que são instruídos pelas Santas Escrituras a praticarem coisas certas e corretas em suas vidas. O conhecimento da palavra de Deus é um caminho bom para quem quer agir corretamente em todos os seus atos e obras.

O BEM. Fazer o bem ou agir corretamente neste caso é resistir às tentações do inimigo, é guardar a palavra de Deus, em vez de ser apenas um ouvinte, é não fazer acepção de pessoas, é provar que tem fé pela prática de boas ações, é não usar sua faculdade da fala para o que é mau e vão, é agir pela sabedoria que vem do alto, é resistir às peixões carnais, é por fim, depender de Deus em tudo que faz e não nas vaidades humanas. Saber fazer o bem, neste caso, é deixar de fazer a própria vontade e querer pessoal para fazer a vontade de Deus e andar nos seus caminhos.

E NÃO O FAZ. Seja quem for, mas principalmente os líderes religiosos, que não praticam o que é certo e correto em seus procedimentos são reprovados por Deus, porque deixam de ser observadores da palavra do Senhor. Simplesmente ter conhecimento do que é bom, mas agir contrário ao bom censo é como alguém que conhece as verdades das Santas Escrituras, mas que não põe em prática o que sabe, é como alguém que tem conhecimento teórico da palavra de Deus, porem, na prática mais parece um hipócrita religioso. O que Deus quer é a essência e não a aparência.

COMETE. As ações de uma pessoa são quem dizem quem de fato é essa tal pessoa, e não simplesmente sua aparência ou intensões distorcidas. Agir com dupla personalidade só vai provar que uma pessoa é dúbia em sua religiosidade, e não que realmente é sincera perante Deus e as pessoas. Errar e falhar faz parte da natureza humana, mas permanecer no erro, mesmo sabendo que está errado, é a isso que o evangelho chama de apostasia. Quando uma pessoa erra por falta de conhecimento é pura ignorância, mas quem conhece a verdade e persiste no erro, isso é rebeldia.

PECADO. Pecar neste caso, do texto em foco, é saber fazer o bem e terminar praticando o que é mal, quando a intenção é essa mesmo. O autor esta se referindo ao pecado da omissão, onde alguém sabe que tem a obrigação de fazer o que é certo, mas termina fazendo o que é errado para atender aos seus interesses pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...