terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tiago 3:17

Tiago 3:17 - Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
MAS A SABEDORIA. Para os seres humanos naturais, a sabedoria é o acumulo de conhecimentos, misturando-se a isso as muitas experiências de vida que um homem pode adquirir durante a sua passagem aqui na terra. Por isso que as pessoas chamam de inteligentes, aqueles que mais buscam estudarem e exercerem tais conhecimentos na procura por experiência de vida. No entanto, a verdadeira sabedoria é um dom que vem de Deus para a vida daqueles que o servem, de todo coração, alma e espírito.

QUE VEM DO ALTO É. Quando se diz que a verdadeira sabedoria vem do alto é porque ela não se adquire nas universidades, faculdades, nem nas ciências humanas, nem nas experiências de vida. Mas sim, é que ela vem descendo do trono de Deus, mediante a presença do Espírito Santo de Deus na vida de uma pessoa. Deus é a fonte primária desta verdadeira sabedoria, portanto, quem desejar adquirir o conhecimento dos mistérios dos céus, tem que buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

PRIMEIRAMENTE PURA, DEPOIS PACÍFICA. Ela é pura porque vem carregada da verdade e da transparência, até porque se ela vem de Deus, não poderia ser diferente, o Senhor é santo e ama a santidade, de forma que, tudo que procede dele também é a mais pura luz. Depois, a sabedoria que vem de Deus, mediante o Espírito do Senhor é pacífica, ela proporciona paz entre todos os homens, principalmente aqueles que dizem que amam a Deus, que são os judeus e os cristãos também.

MODERADA, TRATÁVEL. Ao que tudo indica, o autor percebe que tudo estava acontecendo muito rápido, e os líderes tanto do judaísmo quanto do cristianismo estavam tomando suas decisões muito apressadamente, quando na verdade era um momento de cautela e moderação. Tudo devia ser tratado de forma sábia e inteligente, no sentido de esperar os planos de Deus. De fato era um novo tempo, e a história se confirmou, mas que tudo acontecesse dentro do cronograma de Deus.

CHEIA DE MISERICÓRDIA E DE BONS FRUTOS. O ódio não ajudava em nada, nem para os judeus que resistiam à implantação de uma nova dispensação, nem tão pouco para os cristãos, que estavam aprendendo com a lei de Cristo, que se fundamentava no amor ao próximo. Por isso que todos precisavam agir com misericórdia, bondade e compreensão, demonstrando por meio dos bons frutos, que o amor vence a intolerância, e que uma boa convivência, mesmo em lados opostos, pode ser possível.

SEM PARCIALIDADE. A prática da misericórdia e de boas ações não pode ter acepção de pessoas, até porque, este mesmo escritor usou boa parte do seu escrito para combater a prática da acepção de pessoa, dentro das comunidades religiosas, bem como em textos anteriores, escreveu sobre o faccionismo, como algo diabólico.

E SEM HIPOCRISIA. Quando se diz que a sabedoria que vem do alto é “pura” é porque ela não tem lugar para a falsidade. É bem provável que o escritor percebia comportamentos dúbios nos grupos religiosos, que disputavam a primazia na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...