sábado, 26 de dezembro de 2015

Tiago 4:14

Tiago 4:14 - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
DIGO-VOS QUE VÓS NÃO SABEIS. O escritor se dispõe a ser realista em expor seus pontos de vista sobre os assuntos que nesta secção de sua epístola ele se propõe a escrever, mesmo sabendo que estava contrariando os conceitos dos seus leitores. Ao mesmo tempo, ele taxa de ignorantes os seus leitores por não saberem das realidades futuras sobre o dia de amanhã de cada um deles. Eis a razão porque a melhor coisa a ser feita é o homem ser dependente de Deus quanto ao seu futuro e destino.

O QUE ACONTECERÁ. Os seres humanos são limitados em seus conhecimentos, porque conhece muito pouco sobre o que já se passou, não tem como ter conhecimento sobre tudo que acontece, nem mesmo ao seu redor, nem muito menos tem conhecimento sobre o que há de acontecer depois. Mas, quem vive com Deus e para Deus, seu futuro é claro como uma luz, porque o Senhor não fará nada sem que venha a revelar seus segredos aos seus servos, isso garante a palavra de Deus.

AMANHÃ. Nenhum homem sabe de absolutamente nada sobre o seu futuro, nem na vida pessoal, nem sobre seus empreendimentos econômicos. O dia de amanhã é escuro e incerto para todos os homens. Todavia, para quem busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, a palavra de Cristo é: Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Isso porque, os servos de Cristo são guiados por caminhos aplainados, e Deus, o Senhor cuida dos seus e supre as suas necessidades.

PORQUE, QUE É A VOSSA VIDA. A arrogância dos incrédulos não deixa com que eles percebam o quanto são limitados e insignificantes. A vida do homem materialista é muito rápida aqui na terra, e por não darem importância a eternidade da alma, suas vidas se tornam ainda mais sem valor, porque acham de que ao morrerem, tudo se acabou. A vida dos seres humanos nesta terra é muito rápida, comparada à eternidade de Deus e de Cristo. Essa vida só tem sentido se for absorvida pela salvação eterna.

É UM VAPOR. Essa é uma metáfora alegórica para representar a brevidade da vida dos seres humanos sobre a terra. O vapor, são pequenas partículas de água, mas tão pequena que se torna quase invisível ao olho humano. A vida dos homens sobre a terra é tão rápida, comparada à eternidade de Deus, que não representa nada diante do Criador. Por mais que o ser humano dure e alcance seus cem anos, logo passa.

QUE APARECE UM POUCO. Quando se coloca uma vasilha com água sobre o fogo, e se alcança determinada temperatura, se percebe que a água começa a subir em forma de vapor, que se ver por um pouco de tempo, mas que logo se dissolve na atmosfera. Assim é a vida do homem sobre a terra, ele nasce, cresce e depois logo desaparece de entre os viventes, porque vem à morte, e não é mais, já era, passou, desapareceu.

E DEPOIS SE DESVANECE. Boa parte das nuvens é composta por pequenas partículas de vapores que sobem das águas da terra. Estas nuvens que aparecem nos ares, também logo desaparecem, porque, ou caiem em forma de chuva ou são levadas pelo vento. Por mais importante que seja o homem, a morte o faz apagar-se, desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...