segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tiago 3:12

Tiago 3:12 - Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira produzir figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
MEUS IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos, por crerem que encontram um tronco comum na arvore genealógica da raça humana em Adão e Eva. Já os judeus se consideravam irmãos uns dos outros, porque eles se diziam serem filhos dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e até certo ponto se orgulhavam disto. No que concerne aos cristãos, todos se consideram irmãos uns dos outros, em Cristo Jesus, nosso irmão mais velho.

PODE TAMBÉM A FIGUEIRA. Esta era uma arvore comum no Oriente Médio, de onde se atribui a sua origem, das figueiras se colhe o figo para se comer, apesar de existirem também figueiras bravas, que não são recomendáveis para os seres humanos comerem dos seus frutos, porque são tóxicos, mas apenas os animais podem se alimentarem dos seus frutos. Esta é a primeira arvore citada na bíblia, em que suas folhas foram utilizadas por Adão para se cobrir, ao perceber que estava nu.

PRODUZIR AZEITONA. É bem provável que o autor esteja falando de caráter, de personalidade e de estilo de vida das pessoas, em que o dia a dia de quem serve a Deus não tem lugar para dupla personalidade, e que as pessoas não devem falar uma coisa e viver doutra maneira. A azeitona é o fruto da oliveira e não da figueira. Como pode alguém dizer que é uma pessoa do bem e suas palavras o denunciar como alguém que vive a mentir, enganar e só vive a denegrir a vida do seu próximo?

OU A VIDEIRA PRODUZIR FIGOS? A videira logicamente produz uvas, que por sua fez produz vinhos, por isso que é chamada de videira. Já o figo é produzido pela figueira, que é uma planta que se tem em larga escala no Oriente Médio, e, portanto, bem conhecida dos leitores. Usando a interpretação alegórica, podemos dizer que, a maioria dos que fazem seus discursos e que pregam, estão indo contra o curso normal da natureza, porque o certo seria falar somente a verdade e tudo aquilo que é bom.

ASSIM TAMPOUCO PODE. E continua o nosso autor com suas ilustrações para fazer os seus leitores entenderem o perigo de se usar a faculdade da fala de forma errada, porque isso desagrada a Deus e pode também prejudicar a vida do seu próximo. Os judeus eram especialistas em usarem as fábulas para tentarem explicar suas ideias religiosas para os seus ouvintes. Assim como o Senhor Jesus em muitas ocasiões se utilizou da aplicação de parábolas para falar e explicar a respeito do reino de Deus.

UMA FONTE DAR. O escritor está falando sobre o que em nosso país se chama de olho d´agua, ou poço, cacimba, que por sua vez são alimentados por algum manancial, como um rio, um açude ou barragem e ainda por um reservatório de água subterrâneo. A pessoa diz aquilo que está no seu coração, que é a fonte de sua fala.

ÁGUA SALGADA E DOCE. De uma fonte jorra somente água, doce ou salgada, conforme a qualidade de seu manancial que a alimenta. Se o seu manancial for de água doce, da fonte jorra água doce, se salgado o manancial, da fonte jorra água salgada. Se alguém é de Deus deve falar a verdade, se não é de Deus fala mentiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...