segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tiago 3:7

Tiago 3:7 - Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana.
PORQUE TODA A NATUREZA. E continua o escritor com suas comparações e ilustrações da faculdade da fala com a natureza, e dessa vez com os animais irracionais, desprovidos de inteligências e controle próprio. Com isso, o autor demonstra que o homem, em suas palavras, não tem controle sobre suas mensagens, e isso porque em muitos casos, a língua do ser humano está efetivamente sendo influenciada por tudo aquilo que é maléfico e negativo em sua essência própria.

TANTO DE BESTAS FERAS. Foi dado ao homem o domínio sobre os animais mais ferozes da natureza, até mesmo aqueles que podem ser chamados de bestas feras, que estão dentre os mais perigosos de todos. No entanto, há um membro do corpo do homem que ele perde totalmente o controle sobre ele, que é a língua. Por isso que, o contexto geral desta passagem nos deixa transparecer que, aquele que consegue por freios nas suas palavras, falar pouco e ouvir mais é bem-aventurado.

COMO DE AVES. Existe uma variedade enorme de tipos de aves na natureza, incluindo aquelas que vivem na terra, outras na face das águas e no ar, porque a maioria voam. Como no princípio da criação deu Deus ao homem poder sobre estes seres vivos, em que os seres humanos buscam de todas as formas exercerem domínio sobre o universo das aves. Mas os homens ainda não tem a capacidade de dominar e ter controle sobre suas palavras que voam por todas as partes prejudicando o próximo.

TANTO DE RÉPTEIS. Já os répteis são animais que na sua grande maioria se arrastam pela terra. Podemos citar os jacarés, as cobras, tartarugas, os lagartos de todas as espécies, sapos e rãs, pinguins, e até mesmo os antigos dinossauros pré-históricos, sem falar em outras tantas variedades desses animais menos conhecidos. Nem mesmo essas espécies de seres vivos fogem do controle dos seres humanos que exercem suas influencias dominadora sobre as coisas da terra e dos mares também.

COMO DE ANIMAIS DO MAR. Assim como na terra, os mares e os oceanos contêm uma quantidade enorme de animais com seus mais diferentes tamanhos e formas. É grande a quantidade de peixes que habitam as águas dos mares e oceanos em que até mesmo a ciência moderna tem dificuldade de catalogar suas diversidades. No entanto, em sua grande maioria já são conhecidos e dominados pela raça humana.

SE AMANSA E FOI DOMADA. Sejam os mais selvagens das floretas, como os tigres e leões e grandes elefantes, Sejam os répteis, como os temidos jacarés, sejam as aves mais poderosas, como as águias ou os animais de grande porte dos mares e oceanos, como as baleias e os tubarões, tudo pode ser domesticado pelos seres humanos. Lá no princípio da criação, deu Deus ao homem o privilégio de ser coparticipante do governo da terra, por isso que se percebe a superioridade do homem sobre os animais.

PELA NATUREZA HUMANA. O autor quer dizer: Pela inteligência do ser humano que, diga-se de passagem, o homem é a imagem e semelhança do seu Criador, e a palavra diz que o homem é a coroa da criação de Deus. O homem tem a capacidade de dominar sobres, os animais selvagens, sobre as aves, sobre os animais dos mares, sobre os répteis, mas não tem a habilidade de controlar a sua própria língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...