sábado, 26 de dezembro de 2015

Tiago 4:13

Tiago 4:13 - Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
EIA AGORA VÓS QUE DIZEIS. O autor começa neste ponto, mais uma secção de sua epístola, desta vez escrevendo sobre a falibilidade dos projetos humanos. Em secções anteriores, o mesmo autor faz severas exortações sobre o uso da fala para fins arrogantes da parte do ser humano, nesta secção, ele também de forma indireta, e por muitos até imperceptível, ele volta a atacar a forma intolerante com que os seus leitores agem na maneira de se expressar com suas palavras de tom prepotente.

HOJE. O homem natural, acha que é dono do seu próprio nariz, e com isso ignora o governo e a intervenção de Deus na sua vida. Os seguidores do deísmo acham que Deus criou o mundo e que entregou o governo das coisas criadas as lei da natureza, nesta crença, eles defendem de que Deus abandonou o mundo a própria sorte. Já os teístas, acreditam que Deus criou todas as coisas e que está em plena atividade para cuidar até mesmo dos mais pequenos detalhes de toda á imensidão de sua criação.

OU AMANHÃ. Os incrédulos, os ímpios e os ateus pensam que pode de forma independentes designarem seus próprios destinos e escreverem suas próprias histórias futuras. Por isso que, o homem materialista e carnal procura trilhar seu próprio caminho de vida, buscando de todas as formas se dá bem em seus negócios, mesmo que para isso tenha que passar por cima de muitas outras pessoas. Infelizmente esta é a mentalidade da maioria das pessoas que não vivem para Deus.

IREMOS A TAL CIDADE. Não há nada de errado em as pessoas usarem do seu livre arbítrio, e com isso fazerem suas próprias escolhas, até porque Deus criou o homem livre para fazer suas próprias vontades. No entanto, o uso desordenado deste livre arbítrio para contrariar a vontade e o plano de Deus, pode trazer e produzir consequências desastrosas na vida das pessoas. O autor escreve sobre os projetos meramente humanos, sem a direção de Deus, o que tem grande chance de dar errado.

E LÁ PASSAREMOS UM ANO. Como se percebe, estes são os planejamentos de quem realmente são materialistas, daqueles que só pensam nas coisas da terra e desta vida, são os empreendimentos feitos pelos homens naturais. Os que vivem para as coisas de baixo fazem tudo bem pensado e planejado, com planilhas e projetos bem ordenados, porque gastam suas vidas e atividades calculando seus lucros e vantagens.

E CONTRATAREMOS. Antes mesmo de partirem em suas excursões empreendedoras já tem tudo bem planejado de como haverão de realizarem seus projetos e investimentos. Organizam de forma antecipada tudo sobre os contratos a serem fechados, quais as áreas mais seguras e rentáveis para seus investimentos, fazem suas projeções geográficas de alcances em suas atividades econômicas. As compras e as vendas já estão dentro do cronograma dos investimentos e dos lucros a serem obtidos.

E GANHAREMOS. Os projetos e objetivos de vida, de um homem natural e materialista é a visão capitalista de lucros e vantagens em seus empreendimentos. Para as coisas desta vida, não há nada de errado nisto, porem, a crítica do autor é a forma com que os homens carnais deixam Deus fora de seus projetos, por confiarem na sorte, em si mesmo, e simplesmente em seus esforços pessoas, e não no Deus que é o abençoador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...